Governo do Estado solicita devolução do espaço do Complexo de Escuta Protegida
Governo se manifestou à Prefeitura através de ofício encaminhado nesta semana.
A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) anunciou nesta quarta-feira (20) uma informação preocupante para a administração municipal. Segundo a gestora, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, estaria tentando tomar de volta o terreno onde hoje está localizado o Complexo de Escuta Protegida.
No local, anteriormente, funcionaram o Colégio Estadual Maria Viana que foi desativado. A ideia do Governo do Estado seria utilizar o espaço para construir o novo Colégio Estadual Abdias Menezes, com 36 salas de aulas em 3 blocos, e mais campo de futebol, piscina e outras instalações esportivas.
O anúncio da Prefeita foi feito durante entrevista ao programa UP Notícias, da Rádio UP FM 100.1. Segundo ela, um ofício, assinado pela secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, e datado do último dia 12 de setembro, chegou ao seu gabinete nesta semana.
“Eles estão querendo o espaço, querendo demolir o espaço para construir uma escola. Eu não posso acreditar que o governador Jerônimo esteja sabendo disso. Acredito eu que ele não esteja sabendo. Eu acho que a secretária [de Educação], que é uma mulher, Adélia, talvez não conheça o trabalho que é feito nesse espaço. Eu gostaria de propor que eles viessem a Vitória da Conquista conhecer o trabalho que é espalho para todo o Brasil e para todos os países de língua portuguesa. Eles vão verificar que existem outros locais para se escola, mas que destruir aquilo dali não é possível. Vitória da Conquista não vai aceitar”, disse a Prefeita.
Inaugurado em 2021, o Complexo de Escuta Protegida é o primeiro do Nordeste. O equipamento começou a ser construído em 2019 e custou 600 mil reais à ocasião. O local tem como objetivo criar um ambiente seguro, para a escuta especializada e os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de diferentes formas de violência, que, antes, tinham que dar depoimento mais de uma vez, algumas até na presença dos algozes.
Quando inaugurado, o Complexo recebeu as visitas dos então ministros Damares Alves e João Roma, e no ano passado, a Rainha Silvia, da Suécia, esteve presente para conhecer as instalações. O projeto também recebeu os apoios da Unicef e da Childhood Brasil.
Até o momento do fechamento desta matéria, o Governo do Estado da Bahia ainda não se manifestou oficialmente à imprensa sobre o caso. Confira o ofício na íntegra aqui.
Atualização, 09:59: O Governo do Estado encaminhou nota a respeito do assunto. Confira o texto completo aqui.