Governo do Estado se manifesta sobre terreno da Escuta Protegida
Em nota, o Governo do Estado afirma que vai utilizar o terreno para a construção de uma nova unidade.
Após a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) expor o ofício da Secretaria Estadual de Educação solicitando a devolução do terreno onde hoje funciona o Complexo de Escuta Protegida, o Governo do Estado se manifestou sobre o caso.
Em nota encaminhada à redação de Jornal Conquista, a Secretaria de Educação confirma que pretende utilizar a área do Complexo de Escuta Protegida e do Colégio Abdias Menezes para a construção de uma nova unidade educacional estadual e que ofereceu em troca o terreno onde atualmente está o Centro Adélia Teixeira, na Av. Jorge Teixeira, no Candeias.
“Com o objetivo de fortalecer as estruturas da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai construir, em Vitória da Conquista, um moderno Complexo Esportivo Educacional. O projeto envolve a área do Colégio Estadual Abdias Menezes e um espaço atualmente cedido ao município (Colégio Dirlene Mendonça). No mesmo documento enviado com a informação à Prefeitura, a SEC oferece uma nova área para utilização pelo município, situada no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira”.
Inaugurado em 2021, o Complexo de Escuta Protegida é o primeiro do Nordeste. O equipamento começou a ser construído em 2019 e custou 600 mil reais à ocasião. O local tem como objetivo criar um ambiente seguro, para a escuta especializada e os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de diferentes formas de violência, que, antes, tinham que dar depoimento mais de uma vez, algumas até na presença dos algozes. Quando inaugurado, o Complexo recebeu as visitas dos então ministros Damares Alves e João Roma, e no ano passado, a Rainha Silvia, da Suécia, esteve presente para conhecer as instalações. O projeto também recebeu os apoios da Unicef e da Childhood Brasil.
Confira a íntegra do ofício assinado pela secretária de Educação, Adélia Pinheiro, e encaminhado à Prefeitura aqui.