Número de motoristas bêbados nas rodovias federais da Bahia aumenta em quase 30%
Penalidades incluem detenção de seis meses a três anos e multas de 2 mil reais.
Estatísticas publicadas nesta terça-feira (19), mostram que durante o período de janeiro a agosto de 2023, houve um aumento de quase 30% no número de motoristas que receberam multas por dirigirem sob a influência de álcool em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 2,2 mil infrações.
Em 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que 85 motoristas flagrados dirigindo sob a influência de álcool, com um resultado do teste do ‘bafômetro’ igual ou superior a 0,34mg/l, serão processados criminalmente após serem conduzidos às delegacias.
Dirigir sob a influência de álcool é crime pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades incluem detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH, se o teste de embriaguez indicar 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar ou se houver recusa ao teste. A multa é de R$ 2.934,70 para qualquer resultado positivo ou recusa ao teste, com possibilidade de suspensão da CNH por até um ano. Em caso de reincidência em 12 meses, o valor da multa é dobrado.