Defesa Civil e Seinfra reforçam medidas preventivas contra inundações em áreas de risco
O objetivo da ação é de reduzir o risco de alagamentos, como os ocorridos no final de 2021.
Nesta quarta-feira (13), por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizou ações preventivas de monitoramento em áreas de risco de inundações, especialmente em regiões que recentemente enfrentaram problemas devido às chuvas. O objetivo da ação é de reduzir o risco de alagamentos, como os ocorridos no final de 2021.
A equipe da Defesa Civil esteve no bairro Campinhos, onde máquinas estão trabalhando na limpeza de canais e córregos há cerca de dois meses. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, o foco das ações preventivas está nesse bairro, devido ao fluxo de água do sangradouro da Lagoa das Bateias e ao novo acesso ao aeroporto Glauber Rocha, que passa por esse bairro. “A limpeza de todo o canal, com a extensão do percurso da água, ampliou e abriu outras rotas para a passagem da água para que não haja impactos maiores em caso de chuvas” explicou ela.
A coordenadora também destacou que foi criado um grupo de alerta composto por secretários de governo em conjunto com a Defesa Civil, que planejam realizar reuniões para intensificar o monitoramento e, assim, estar preparados para enfrentar possíveis desastres. “Faremos um ciclo de reuniões com os servidores que colaboram nas situações de desastre, intensificando o monitoramento, pois a prevenção já é uma resposta. Com a experiência das chuvas anteriores é possível minimizar os impactos”, enfatizou Rosângela.