Jornal britânico destaca estudo que aponta Conquista como 26ª cidade mais violenta do mundo
Divulgado em fevereiro deste ano, o estudo foi questionado por autoridades locais de Segurança Pública.
Um polêmico estudo, divulgado no início deste ano, que coloca Vitória da Conquista como a 26ª cidade mais violenta do mundo ganhou uma nova repercussão internacional. No último domingo (10), os dados foram alvo de uma matéria do jornal britânico Daily Mail.
O levantamento é da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal (CCPSCJ) e foi divulgado em fevereiro deste ano. Os dados mostram as 50 cidades mais violentas do mundo, as quais 10 são brasileiras e 3 estão no estado da Bahia: Salvador (19ª), Feira de Santana (22ª) e Vitória da Conquista (26ª).
O estudo destaca que Conquista teve 184 homicídios em 2022, uma taxa de pouco mais de 47 mortes a cada 100 mil habitantes. Na ocasião da divulgação dos dados, autoridades locais de Segurança Pública questionaram os resultados.
A matéria do Daily Mail destaca os números gerais que colocam 9 das 10 cidades mais violentas do mundo no México, mas com grandes presenças de localidades nos Estados Unidos, África do Sul e no Norte-Nordeste do Brasil. A publicação ainda lembra que mais de 63 mil assassinatos foram registrados em terras brasileiras em 2018. O número, diz o texto, inclui “assaltos, assaltos à mão armada, agressões sexuais e homicídios, especialmente nas maiores cidades do país”.
O jornal britânico ressalta um domínio brasileiro nos números da América do Sul: “Das 13 cidades sul-americanas que constam da lista das mais perigosas do mundo da CCPSCJ, dez estão no Brasil: Mossoró, Salvador, Manaus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Natal, Fortaleza, Recife, Maceió e Teresina”.
No trecho que cita os números de Salvador, Feira e Conquista, o Daily Mail destaca: “Salvador (3,5 milhões de habitantes) foi a segunda cidade mais perigosa do Brasil, com uma taxa de homicídios de 57, colocando-a em 19º lugar, seguida por Manaus em 21º lugar (2 milhões de habitantes) com uma taxa de 51, e Feira de Santana (650.000 habitantes) em 22º lugar. ) com taxa de 50 e 26º colocado Vitória da Conquista (pop. 380 mil) com taxa de 47.” Confira abaixo a tabela divulgada pelo jornal: