continua após a publicidade

Com queda no FPM, UPB convoca reunião de emergência com prefeituras para esta segunda

Crise financeira das prefeituras será debatida pela entidade.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/09/2023 - às 13:24
Foto: UPB.

Diante dos desafios enfrentados pelas prefeituras para suportar as despesas após a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a União dos Municípios da Bahia (UPB) convocou uma reunião de urgência agendada para esta segunda-feira, 11, com o objetivo de coordenar ações em conjunto com o governo federal e o Congresso.

De acordo com informações fornecidas pela UPB, no mês de agosto houve uma queda de 7,95% na alocação de recursos do FPM em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mês de setembro, essa queda aprofundou-se, chegando a quase 30%. No final de agosto, prefeituras de 16 estados, incluindo a de Vitória da Conquista, realizaram uma paralisação de 24 horas sob o nome “Sem FPM, não dá”, visando chamar a atenção para a diminuição das receitas.

O presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD), expressou preocupação com a acumulação das receitas do FPM a longo prazo, alertando para a possibilidade de um “colapso administrativo completo”. “Tem sido muito difícil para os municípios arcar com folha de pessoal, fornecedores e serviços com as receitas em queda livre. Tudo subiu, a inflação continua alta e as demandas por serviço só crescem. Ou se faz uma ajuda emergencial aos municípios ou chegaremos ao final do ano com o completo caos administrativo”, comentou.

O presidente da UPB também estendeu o convite para a reunião aos líderes das Associações Municipalistas do Norte e Nordeste, indicando a possibilidade de mobilizações conjuntas para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional em busca de soluções.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!