Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas no Sudoeste da Bahia
Região terá diversos municípios afetados.
Nesta terça-feira (29), a Defesa Civil da Bahia emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuvas intensas no Sudoeste (e outras regiões) do estado. O aviso foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) em cooperação com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão destaca a possibilidade de acumulado de chuva com grau de severidade considerado de perigo potencial em algumas cidades do Sudoeste baiano. As estimativas indicam que a chuva pode atingir entre 20 e 30 mm por hora, chegando até 50 mm por dia. Além disso, ventos intensos, que podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, também são esperados. Isso pode levar a cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
Em situações de emergência, é importante contatar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo do número de emergência 193. Confira abaixo a lista de municípios que podem ser afetados pelas chuvas:
Aracatu, Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Caraíbas, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiu, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Malhada, Malhada de Pedras, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremedal e Urandi.