Morre aos 86 anos, o ex-prefeito Hélio Ribeiro
Ele estava internado no Samur há alguns dias.
Morreu neste domingo (27), o ex-prefeito Hélio Ribeiro, aos 86 anos de idade. O político teve complicações cardiovasculares e veio à óbito no Hospital Samur onde estava internado há alguns dias.
Hélio Ribeiro Santos nasceu em 21 de dezembro de 1935, na zona rural de Itagibá, distante 168 km de Conquista. Trabalhou no Banco do Brasil entre 1955 e 1976, e na Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), entre 1962 e 1968, em Itabuna. Já em Conquista, o político atuou no comércio e na cafeicultura.
Figura conhecida e atuante na política da cidade, Hélio foi eleito vice-prefeito em 1982, tendo como companheiro de chapa o prefeito eleito à ocasião, José Pedral Sampaio. Ambos estavam no MDB na época.
Em março de 1987, quando Pedral foi nomeado como secretário estadual de Transportes, na gestão do ex-governador Waldir Pires, Hélio assumiu interinamente a Prefeitura e ficou no cargo até agosto de 1988, com o retorno do titular.
Durante sua gestão, o então prefeito Hélio Ribeiro deu continuidade a projetos de Pedral como o Hospital Esaú Matos, a feira coberta do bairro Brasil, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, além das obras de macro-drenagem dos bairros Jurema e Recreio, além de articular a instalção do Hospital de Base e do CEFET (atual IFBA) em Conquista. Viúvo, Ribeiro deixa quatro filhos.
Atualização, 22:35: O corpo será velado nesta segunda-feira, 28, no plenário da Câmara de Vereadores. Das 9 às 10 da manhã, o local estará reservado à família e a partir de então, o ato fúnebre estará aberto ao público. O sepultamento acontece às 4 da tarde, no Memorial Parque da Cidade.