Equipes de segurança do FIB são capacitadas para ações de abordagem de controle do tabaco
A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa).
Uma capacitação sobre as ações de controle do tabaco foi realizada para as equipes de segurança que atuarão em dois grandes eventos neste fim de semana, o Festival de Inverno Bahia (FIB) e o Melhor Feijão do Mundo. A iniciativa foi realizada pala Vigilância Sanitária Municipal (Visa), no Parque de Exposições, nesta quarta-feira (23).
A lei determina que é proibido fumar em ambientes fechados e parcialmente fechados e o responsável pelo estabelecimento ou evento, deve garantir que não haja pessoas fumando nesses locais, seja cigarros convencionais ou eletrônicos, como o vape ou pod, explicou a técnica da Visa responsável pelo controle do Tabaco, Cristiane Couto. “Esses profissionais estão capacitados para abordar as pessoas que estão fumando em ambientes não permitidos e orientar que elas se desloquem para ambientes abertos”, disse a técnica.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a organização do FIB vem desde as primeiras edições, buscando promover ações de prevenção que conscientizem o público que participa do evento. Nos dois últimos anos, houve ainda uma intensificação no combate ao cigarro eletrônico. “O papel do festival não é só entreter, mas ao mesmo tempo informar e conscientizar as pessoas com relação à saúde e, para nós, isso é super importante. A gente vem a cada ano fazendo o papel preventivo dentro do evento, para que as pessoas não utilizem nem o cigarro convencional, nem o cigarro eletrônico, cumprindo a legislação federal”, afirmou Luciana Campodonio, supervisora de marketing da TV Sudoeste.
O objetivo da abordagem nesses eventos é proteger os fumantes passivos do incômodo e dos malefícios causados pelo tabaco. “A gente percebe que a partir do momento em que o cigarro eletrônico se tornou uma epidemia, há muita confusão com essa informação, porque a população fica em dúvida se é permitido fumar nesses ambientes ou não. Então essa abordagem é de extrema importância para garantir ambientes livres da fumaça e do vapor do tabaco”, complementou Cristiane.
Nos dois eventos, a Vigilância Sanitária estará atuando, todos os dias, observando as normas sanitárias dos estabelecimentos, fiscalizando a sinalização sobre a proibição do uso de fumígenos em ambientes fechados e parcialmente fechados, além de observar também a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e, caso seja necessário, fazer a apreensão dos produtos com o apoio da polícia.