Prefeitura inicia campanha contra o tabagismo
Desde 2009, a Anvisa proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil (RDC nº 46).
No próximo dia 29 de agosto, terça-feira, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Neste mês, a Secretaria de Saúde está intensificando o combate ao tabagismo em Vitória da Conquista, com foco especial nos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods.
Desde 2009, a Anvisa proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil (RDC nº 46). Todos os cigarros eletrônicos disponíveis hoje são ilegais e trazem riscos à saúde.
Maico Mares, coordenador da Visa, explica que a equipe da Vigilância está lançando uma campanha para conscientizar estabelecimentos sobre o uso inadequado dos vapes e para coibir a venda ilegal. “A partir desse mês, a nossa equipe técnica da Vigilância, responsável pelo controle do tabaco, estará empenhada numa campanha que tem o objetivo de tentar atingir mil estabelecimentos ainda este ano, como forma de conscientizar o comércio de Vitória da Conquista sobre o uso inadequado desse dispositivo, proteger a nossa população dos riscos do tabagismo e coibir a venda ilegal”, explicou ele.
Se alguém testemunhar uso inadequado ou venda ilegal, pode denunciar à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800 284 7010 ou pelo site da Prefeitura.