Aves silvestres são resgatadas em condições precárias dentro de ônibus de turismo
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS, em Conquista.
Aves silvestres foram resgatadas durante abordagem realizada na última sexta-feira (18), em frente a unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal, em Vitória da Conquista. Segundo a PRF, responsável pela ação, foram encontrados 25 aves silvestres presas em caixas e gaiolas de forma precária.
A ação foi realizada durante a abordagem de um ônibus de turismo que seguia de Campestre (MG) para Águas Belas, no Pernambuco, os policiais iniciaram a fiscalização e encontraram os pássaros presos em compartimentos inadequados. De acordo com a PRF, seis passageiros do ônibus assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disseram ainda que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação.
Foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local (CETAS), onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.