Governo do Estado comenta paralisação das obras da Barragem do Catolé
Barragem estava prevista para ser entregue em maio de 2022, mas tem apenas 22% de conclusão até o momento.
Destaque do jornalista Daniel Silva, no programa Brasil Notícias, da Brasil FM 107.7, na última sexta-feira (04), as obras da Barragem do Rio Catolé, na zona rural de Barra do Choça, estão paralisadas. O projeto – que passou a ser executado em setembro de 2019 – tinha previsão de ser concluído em 33 meses (maio de 2022), no entanto, além do atraso na entrega, a construção não teve continuidade nos últimos meses.
Prometido pelo então governador Rui Costa em 2017, a barragem do Catolé servirá aos municípios de Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo e deverá garantir segurança hídrica por pelo menos 30 anos à estas localidades, através de uma capacidade de armazenamento de 23,4 bilhões de litros d’água. O investimento é de 210 milhões de reais em recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Governo do Estado.
Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) informa que a obra já tem 22,6% de conclusão e a construtora responsável pela construção foi notificada pela Embasa.
Confira a nota na íntegra abaixo:
“Embasa informa que tem feito todos os esforços para retomar as obras da Barragem do Catolé, equipamento essencial para o sistema integrado de abastecimento público de água tratada em Vitória da Conquista, Tremedal e Belo Campo.
O retardo deve-se à paralisação na execução do cronograma da construção pela empresa Coesa Construções e Montagem. A Embasa notificou essa construtora, no dia 21 de julho, e está concluindo a análise dos motivos apresentados por ela para adotar as medidas contratuais cabíveis visando garantir a conclusão da obra.
Atualmente, a obra está com 22,6% do cronograma concluído.”