Prefeitura se reúne com líderes comunitários para apresentar o “Governando com as Pessoas”
Bairro Zabelê será o primeiro a ser atendido pelo programa.
Recentemente lançado, o “Governando com as Pessoas” é o novo programa da Prefeitura de Vitória da Conquista que visa proporcionar aos cidadãos locais o direito de sugerir melhorias e serviços para o bairro onde residem. Esse projeto-piloto terá início no bairro Zabelê e já está em fase de implementação. Cada cidadão com idade igual ou superior a 18 anos poderá fazer até três sugestões de obras e dois pedidos de serviços por meio de plataforma digital.
O programa, previsto para iniciar em setembro, atenderá os sete loteamentos do bairro Zabelê. As sugestões de obras e serviços mais votadas serão cuidadosamente avaliadas pela equipe da Prefeitura, considerando a viabilidade técnica e econômica para serem executadas dentro de um prazo de 60 dias. Com base no resultado do projeto-piloto, outros bairros poderão ser beneficiados pelo programa em 2024.
Na última sexta-feira (29), líderes comunitários da região do Zabelê tiveram a oportunidade de se reunir com membros da Secretaria Municipal de Governo, responsável pelo programa em Vitória da Conquista, para conhecerem os detalhes do projeto, esclarecer dúvidas e fazer suas próprias sugestões.
Uma das representantes do Loteamento Miro Cairo foi Luana Moreira. “Eu acredito que tanto a minha comunidade como as demais vão receber como um presente que é esse projeto. Só tenho que agradecer, pois o líder comunitário está sendo reconhecido por este governo”, disse. Ela já sugeriu que a apresentação do projeto também seja feita para a comunidade do Miro Cairo e a Segov já agendou o encontro para o dia 10 de agosto.
“A ideia é boa, porque vai priorizar o bairro no geral”, disse o representante da Urbis IV, Fernando. E o presidente da Associação de Moradores das Vilas Serranas III e IV, Jell Silva, completou: “Bastante interessante, porque as pessoas vão participar”.
O projeto “Ouvindo o nosso Bairro”, da Prefeitura de Salvador serviu de inspiração para Vitória da Conquista e, por meio do termo de cooperação técnica entre as duas prefeituras, desde o início de julho, é realizada a transferência de tecnologia e de conhecimento.