Pesquisa do IBGE revela queda expressiva na natalidade em municípios baianos
A Pesquisa Estatística do Registro Civil analisou os anos de 2011 a 2021.
De acordo com a Pesquisa Estatística do Registro Civil, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre a década de 2011 a 2021, o número de nascimentos sofreu uma significativa redução em 357 dos 417 municípios baianos, representando aproximadamente nove em cada dez cidades do estado.
O estudo aponta que a natalidade na Bahia registrou uma queda geral de 11,2% durante esse período de 10 anos. Em 2021, foram registrados 184.430 nascimentos no estado. Essa é a terceira queda consecutiva, e o índice atingido é o mais baixo desde 1997, superando até mesmo a acentuada redução observada em 2020, quando 187.578 nascimentos foram registrados.
Embora os números sejam significativos, a supervisora de disseminação de informações do IBGE, Mariana Viveiros, destaca que a queda da taxa de natalidade não é motivo de preocupação. Pelo contrário, ela enxerga essa regressão como um cenário favorável. “De uma forma geral essa queda da natalidade, na verdade, reflete algo positivo que é uma certa evolução cultural, educacional, de planejamento das famílias, de mais igualdade entre os gêneros. O resultado é um reflexo de uma questão positiva e não tem ainda, assim como não deve ter tão cedo, nenhum reflexo negativo”, explica ela.