Operação Cata-Bagulho começa em Conquista para coleta de materiais inservíveis nos bairros
Iniciativa visa o controle e redução dos locais propícios à reprodução de mosquitos transmissores de arboviroses, como a Dengue, Zika e Chikungunya.
Durante esta semana, o bairro Lagoa das Flores recebeu a Operação Cata-Bagulho, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) e da empresa Torre Empreendimentos, com o objetivo de realizar a coleta de resíduos e promover a conscientização ambiental. Somente nesta localidade, cerca de 670 kg de materiais foram coletados ao longo de dois dias, destacando a importância desse trabalho.
Durante a operação, os técnicos de Educação Ambiental da Torre visitaram cada residência, fornecendo informações à população sobre os dias e horários da coleta de materiais que não podem ser mais utilizados, além de orientações sobre a maneira adequada de armazenar e descartar esses materiais. Esse trabalho teve como objetivo contribuir para o controle e redução dos locais propícios à reprodução de mosquitos transmissores de arboviroses, como a Dengue, Zika e Chikungunya, ajudando a prevenir a propagação dessas doenças.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, a coleta mensal de materiais em toda a cidade totaliza mais de 30 toneladas. A equipe responsável pela operação é composta por 12 agentes ambientais, que contam com o auxílio de um carro de som para divulgar o serviço, além de um caminhão utilizado para a coleta dos materiais.
Após concluir as atividades na Lagoa das Flores, a Operação Cata-Bagulho continuará nos bairros Morada dos Pássaros, Vila América, São Vicente e Brasil. Além do cronograma estabelecido, os moradores também têm a opção de solicitar o serviço diretamente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) por meio do número (77) 3420-7008.