Projeto da Prefeitura dispõe de apenados trabalhando em serviços de zeladoria na cidade
O intuito do projeto é que o apenado seja qualificado profissionalmente, retorne para a sociedade e não pratique mais delitos.
Na última semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça renovaram sua colaboração a fim de dar continuidade ao projeto “Começar de Novo”. A iniciativa, que está sob a supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e que tem como objetivo auxiliar na reintegração social de indivíduos em regime semiaberto no Conjunto Penal Nilton Gonçalves.
Segundo a secretária de Governo, Geanne Oliveira, neste momento, os apenados serão envolvidos em tarefas de zeladoria pela cidade, o que inclui realizar pequenas reformas e melhorias em praças. Atualmente, um grupo está trabalhando na reforma da Coordenação de Gestão de Pessoas e da Folha de Pagamento, ambos localizados no prédio principal da Prefeitura. Além disso, eles estão contribuindo nos cuidados dos cemitérios Campo da Paz e do Kadija, na feira do bairro Brasil e no projeto Palmas para Conquista.
Ainda de acordo com Geanne, o intuito do projeto é que o apenado seja qualificado profissionalmente, retorne para a sociedade e não pratique mais delitos, inspirando dessa forma, outras prefeituras a fazerem o mesmo.