Bahia segue como líder no ranking de mortes violentas
Estado é considerado o mais violento do Brasil desde 2019.
O levantamento aponta que 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte em todo o estado no primeiro trimestre deste ano.
Desde 2019, a Bahia aparece à frente do ranking. Só em 2022, foram contabilizadas 5.124 mortes violentas no estado, o que representou 12,5% do total nacional e uma média de 427 assassinatos por mês.
No atual levantamento, divulgado nesta terça-feira (20), a média mensal subiu para 429 homicídios.
Em fevereiro, antes da divulgação da totalização dos dados da violência no estado em 2022, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu críticas à gestão petista da segurança pública baiana afirmando que as emissoras de TV do estado estariam criando uma narrativa de um massacre: “Todos os dias a gente ouve nas TVs um massacre, como se a gente tivesse a pior segurança pública do mundo, nós não podemos acolher isso com tranquilidade”, comentou o gestor na oportunidade.
Pouco depois, uma ONG mexicana apontou as 3 maiores cidades do estado: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, entre as 50 mais violentas do mundo e entre as 5 do Brasil. O dado foi contestado por autoridades da segurança pública.