Prefeitura lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes
O projeto deve ter duração até o próximo dia 31 de maio.
Nesta quinta-feira, 18 de maio, data em que é comemorada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPVC), lançou a Campanha Municipal, “Faça Bonito: Escutar é Proteger”, que terá duração até o dia 31 de maio.
Durante a Campanha, a partir de hoje (18), será realizada uma programação que inclui atividades em todo o município que visam a educação e a prevenção através de ações informativas, fundamentais no enfrentamento da problemática, como rodas de conversa, blitz educativas, entre outras ações. O objetivo do projeto é aumentar a visibilidade das ações de combate à violência sexual contra esse público, mobilizando diversos setores da sociedade para conscientizar e sensibilizar sobre essa causa, de modo que, em conjunto com as políticas públicas, as ações sejam eficientes e eficazes.
Além de ações pontuais, no dia 24 acontece um encontro de discussão sobre a Proteção de Direitos da Criança e Adolescentes no Mundo Digital, no auditório do CEMAE, a partir das 9h. Para finalizar a campanha, no dia 31, será realizada uma apresentação teatral na Praça Tancredo Neves.
No lançamento do projeto, em encontro com a imprensa onde Jornal Conquista esteve presente, Sheila enfatizou os métodos de trabalho que visam evitar a revitimização das vítimas de violência, o que tornou o CIDCA uma referência em todo o país. Comitivas de outros estados já realizaram visitas ao Complexo de Escuta Protegida devido a essa abordagem. “As crianças dão sinais. As mães às vezes identificam, mas muitas vezes não têm coragem de denunciar os agressores. E as crianças ficam com aquele sofrimento guardado por anos”, comentou a prefeita. “Essa criança vai ter, sim, proteção. O caso vai ser finalizado e o agressor vai ser penalizado”, assegurou.
Complexo de Escuta Protegida – Como cumprimento da Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, a Prefeitura criou o Complexo de Escuta Protegida, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o objetivo de acolher e acompanhar a criança ou adolescente vítima/testemunha de violência. O Complexo é o primeiro do Nordeste e foi implantado em parceria com o Childhood Brasil, compondo o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.