Prefeitura deve realizar 1.500 ultrassons até o fim de maio
Somente hoje, 60 gestantes realizaram exames de ultrassonografia obstétrica.
Nesta segunda-feira (01), iniciou-se a terceira edição da campanha “Maio Materno”, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura do projeto aconteceu na Clínica Vitória e, somente hoje, 60 gestantes, acompanhadas pelas equipes das unidades de saúde do município, realizaram exames de ultrassonografia obstétrica.
As grávidas e seus acompanhantes participaram, também, de rodas de conversa com profissionais da área, atividades de educação em saúde e, ainda, puderam aferir a pressão arterial e glicemia, além de realizar testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros serviços.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, até o fim do mês, devem ser realizadas 1.500 ultrassonografias, não só obstétricas, mas também transvaginais e de mama. Todos os exames já foram agendados pelas unidades de saúde, via Central de Marcação do Município. “Com essas 1.500 ultrassonografias a gente vai diminuir, de forma efetiva, algumas filas de espera ou até mesmo zerar, do ponto de vista prático, com um serviço de qualidade”, explicou o secretário.
Durante o mês de maio, a SMS promove a campanha com ações como consultas, palestras e distribuição de materiais informativos. A iniciativa busca conscientizar mulheres sobre a importância do acompanhamento pré-natal para a saúde da mãe e do bebê, e reduzir a mortalidade materna e infantil.