Vacinação contra influenza acontece em pontos extras nesta quarta-feira; confira os locais
Para crianças e idosos, preciso apresentar apenas o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação.
Mais uma ação de vacinação contra influenza, será realizada nesta quarta-feira (19), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação acontece para os grupos prioritários, previstos na campanha nacional, no prédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), ao lado da Ceasa (Centro), das 8h às 14h.
O ponto extra de vacinação na quinta-feira (20), será na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), dentro do Centro Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil, das 8h às 16h. Todas as unidades de saúde do município também estão realizando a vacinação, de segunda a sexta-feira, dentro dos seus horários de funcionamento.
Poderão ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde ativos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; indígenas; quilombolas; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional.
Para crianças e idosos, no momento da vacinação é preciso apresentar apenas o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação. Para os demais públicos, é preciso apresentar também a comprovação da condição de saúde ou ocupação.
A SMS ressalta que quem se vacinou contra a influenza no ano passado também deve garantir a imunização contra a doença neste ano, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção contra as variantes e subvariantes atuais, e também das passadas. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.
A campanha nacional contra influeza vai até o dia 31 de maio e a estimativa é que o município alcance a cobertura vacinal de pelo menos 90% do público geral, estimado em 112.517 pessoas incluídas nesses grupos prioritários.