Prefeitura deve instalar câmeras de monitoramento em escolas municipais
Todas as imagens devem ser monitoradas por por agentes da Guarda Municipal.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), junto à Guarda Municipal, deve dar início ao projeto-piloto de videomonitoramento nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As primeiras unidades que receberão o investimento vão ser a Milton Santos, no Kadija, e a Cláudio Manuel da Costa, no Alto Maron.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, se reuniram com os gestores das escolas na última sexta-feira (14). Foi decidido que, a partir desta segunda-feira (17), técnicos da empresa responsável pela instalação dos equipamentos farão visitas às unidades de ensino para avaliar a necessidade de câmeras. “As escolas vão me dizer toda a situação, todos os pontos críticos e pontos cegos, aqueles que tenham uma certa dificuldade de fiscalização”, explicou Alex Cunha, proprietário da empresa encarregado pelo projeto.
A primeiro momento, somente uma câmera será instalada na porta de ambas as escolas e, a partir das demandas que surgirem, outros equipamentos serão instalados. De acordo com Alex Cunha, os dispositivos são sistemas de vigilância por vídeo inteligente que utilizam tecnologias como reconhecimento facial e contagem de pessoas para monitorar as áreas sob sua supervisão.
Todas as imagens devem ser monitoradas por por agentes da Guarda Municipal, e pelas polícias Civil e Militar, numa central que implantada no Centro Cultural Glauber Rocha.