Hospital Geral Prado Valadares sofre com excesso de atendimentos ambulatoriais
O hospital atende cerca de 26 municípios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, sofre com sobrecarga, inclusive na ala pediátrica, revela diretora
Com apenas 1 ano de funcionamento, a unidade anexa do Hospital Prado Valadares, em Jequié, está enfrentando sobrecarga para atendimento de crianças, segundo a diretora do HGPV, Ana Paula Camargo.
A gestora foi perguntada sobre a situação e informou: ”Esse é um ponto crucial para a gente tentar resolver. O Prado hoje vem sobrecarregado com a questão do atendimento ambulatorial. Os municípios precisam assumir o seu papel, de atender os pacientes que não são de emergência para não sobrecarregarem o Prado”, comentou.
O hospital atende cerca de 26 municípios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, e vem sendo sobrecarregado com o atendimento ambulatorial, segundo a diretora, há semanas que eles atendem de 250 a 260 crianças e no hospital adulto já chegou a atender 380 pacientes, em desabafo: ”A atenção básica precisa refletir a atenção básica, porque o Prado não é atenção básica, tem um protocolo de atendimento”.
Perguntada sobre o surto de influenza que estaria acometendo crianças, a diretora negou e afirmou que foram registrados, no mês de março, oito casos de influenza, mas que a situação estaria controlada. ”Existe uma demanda muito grande de pessoas gripadas. Só que as pessoas gripam e vão para o Prado, gente. Pelo amor de Deus, a atenção básica precisa ajudar a gente”, apelou Ana Paula.