Quer curtir e descansar nos feriados de 2023? 8 lugares mágicos e acessíveis na Chapada Diamantina
Passados os foliões de carnaval, o baiano já espera pelos feriados prolongados para curtir cenários naturais e aproveitar para descansar um pouco, e 2023 vai ajudar bastante.
Passados os foliões de carnaval, o baiano já espera pelos feriados prolongados para curtir cenários naturais e aproveitar para descansar um pouco, e 2023 vai ajudar bastante. A começar pelo mês de abril, que acumulam dois feriados super bacanas para aproveitar, Sexta-feira Santa (8) e Tiradentes (21), além de 1 de maio que será em uma segunda-feira, logo é possível aproveitar os dias 29 e 30 de abril em mais um final de semana prolongado.
A preocupação de todos os amantes de viagens curtas é de como aproveitar tantos feriados sem gastar muito. Pois é isso que viemos descortinar especialmente para você poder aproveitar o interior da Bahia em cenários mágicos na região centro sul da Chapada Diamantina com preços super em conta.
Barra da Estiva
Situada na região sul da Chapada Diamantina, Barra da Estiva possui forte vocação para o agronegócio, com destaques para os cafés e os morangos, mas começa a despontar como destino turístico pois conta com um grande acervo de belezas naturais para se visitar.
Mais conhecida como Barra, é nela que está localizada a nascente do maior rio exclusivamente baiano, o Paraguaçu, e ainda um dos mais lindos mirantes para contemplação na Chapada, o Morro de Santa Bárbara, e, dependendo do horário, assistir a um espetacular pôr-do-sol sem nenhum praticamente nenhum esforço físico, pois o carro chega a poucos metros do mirante.
Barra da Estiva possui importantes atrativos ecológicos, como a Cachoeira Grande do Pedrão, Morro do Ouro, Rio da Barragem, Rio do Escorrega, Rio do Ponto Velho, Rio de Triunfo, Cachoeira do Bom Jardim além da Cachoeira do Camulengo, esta última situada em uma das raras Comunidade Quilombola existente na Chapada Diamantina, e, também, com grande acervo de pinturas rupestres incríveis no seu entorno.
Alguns dos principais atrativos em Barra da Estiva:
- Morro de Santa Bárbara (Morro da Torre)
- Cachoeira do Bom Jardim
- Igreja Matriz
- Comunidade e Cachoeira do Camulengo
- Cachoeira e Poco do Meio Dia
Dom Basílio
Em uma posição privilegiada aos pés da Serra das Almas, ao sul da Chapada Diamantina e parte do Circuito de Ouro (Chapada Diamantina Sul), Dom Basílio é um lugar de muitas cachoeiras e serras para se integrar à natureza, e onde nascem praticamente todos os rios da bacia do rio Paraguaçu, do Rio Jacuípe e do Rio de Contas.
Os grandes destaques estão na região do Alto do Rosário e região do Umbuzeiro com trilhas, rios, riachos e cachoeiras belíssimas e mirantes de tirar o folego.
A cidade Dom Basílio é uma mistura perfeita para agradar tanto os que procuram um pouquinho de descanso, quanto quem quer um pouco de adrenalina, vamos ao lado B da Chapada?
Alguns dos principais atrativos em Dom Basílio:
- Cachoeira das Esmeraldas
- Cachoeira da Purificação
- Trilha e Cachoeira do Maranhã
- Cachoeira do Poço Verde
- Mirante do Pastinho
Ibicoara
Quem vê se apaixona, um paraíso com o nome Ibicoara. Rica por natureza, encanta a quem se aventura pelas trilhas que levam às diversas cachoeiras e montanhas. Quem conhece quer morar!
E nesta busca por um ambiente de vida natural, encontra a Cachoeira do Buracão, dentro do Parque Natural Municipal do Espalhado-PNME, a Cachoeira da Fumacinha (por baixo), a Cachoeira Véu de Noiva e a Cachoeira onde é possível viver as melhores experiências nos atrativos mais incríveis da Chapada Diamantina. O café especial, a cachaça artesanal, a terra de gente boa e acolhedora, a simplicidade que dá espaço ao aconchego de quem quer um lugar para chamar de seu destino.
Ibicoara é assim, um parque de diversão a céu aberto para os amantes do turismo em ambientes naturais e de aventura.
Alguns dos principais atrativos em Ibicoara:
- Cachoeira do Buracão
- Cachoeira da Fumacinha (Ibicoara/Mucugê)
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeira do Rio Preto
- Pinturas Rupestres
Itaetê
A cidade é um destino turístico em ascensão na região, conhecida por suas cachoeiras, trilhas e grutas. Além das belezas naturais, Itaetê também conta com um rico patrimônio histórico e cultural, com destaque para a Igreja Matriz de São João Batista e o Museu Histórico de Itaetê.
A cidade é bastante aconchegante e oferece infraestrutura básica de hotéis, pousadas, restaurantes e bares que atendem aos turistas que visitam a região. Se você procura um destino tranquilo e repleto de belezas naturais, Itaetê é uma excelente opção no coração da Chapada Diamantina, Bahia.
Alguns dos principais atrativos em Itaetê:
- Cachoeira da Invernada
- Cachoeira da Roncadeira
- Cachoeira do Herculano
- Poço Encantado
- Gruta Lapa do Bode
Ituaçu
Ituaçu (Ytu = brejo e Açu = grande) é uma cidade linda, que tem a religiosidade como um dos pontos altos para seus cerca de 19 mil habitantes e para os mais de 100 mil romeiros que visitam todos os anos a cidade.
Aqui nasceu Moraes Moreira e recebeu na tenra idade Gilberto Gil (que viveu a sua infância nesta cidade), artistas que são motivo de orgulho para todos os baianos e brasileiros. Mas não somente na arte e cultura Ituaçu tem destaques, as beleza naturais também são protagonistas nesse portal sul da Chapada Diamantina, são trilhas, poços, cachoeiras e mirantes incríveis para todos os gostos.
Alguns dos principais atrativos em Ituaçu:
- Cachoeira das Moendas
- Balneário Gruta da Mangabeira
- Comunidade Quilombola Baixa Funda
- Mirante Pico do Urubu
- Poço do Amor
Mucugê
Incrustada no coração da Chapada Diamantina, cercada por um cenário de rara beleza, entre serras e gerais, encontra-se Mucugê. Cidade histórica, tombada desde 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), carregando em si o peso de ter dado origem ao Ciclo Diamantino na Bahia, de ter resistido a Invasão da Coluna Prestes e de ter formado em seu seio, cultura singular, que perdura apesar da modernização e do crescente fluxo turístico na região.
Trecho do livro Mucugê por Mucugê (2022) de Rebeca Serra, “In memoriam”.
A cidade é um destino turístico bastante procurado por aqueles que desejam conhecer as belezas naturais da Chapada Diamantina, e também curtir uma das cidades mais charmosas do estado, com sua noite aconchegante e gastronomia singular.
Alguns dos principais atrativos em Mucugê:
- Cemitério Bizantino
- Cachoeira dos Funis
- Cachoeira da Fumacinha (Mucugê/Ibicoara)
- Cachoeira do Tiburtino
- Vale do Pati (Mucugê/Andaraí)
Nova Redenção
Uma cidade conhecida por ser tranquila e abrigar verdadeiros paraísos naturais na Chapada Diamantina, Nova Redenção tem como destaque o desenvolvimento do turismo sustentável. Nesta cidade, o Poço Azul se apresenta como uma verdadeira joia aos olhos de todos os visitantes, mas além dele há outros encantos, como a Praia da Peruca, as grutas, o Olho D’água e o Eco Parque Pedra da Arara.
Embora não esteja entre as cidades mais badaladas da Chapada, Nova Redenção se desponta como uma importante alternativa para o novo modelo de turismo ao ar livre, lugares lindos que lhe permite relaxar, fazer imersão na natureza e não se preocupar com o tempo.
Alguns dos principais atrativos em Nova Redenção:
- Eco Parque da Arara
- Olho D’Água
- Poço Azul
- Praia da Peruca
- Grutas e cavernas
Rio de Contas
Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1980, a cidade de Rio de Contas está situada a 1.200 metros de altitude e oferece o autêntico turismo ecológico em um clima agradável de montanha.
Além de todo o acervo histórico, Rio de Contas se destaca, também, pelo grande número de atrativos naturais de beleza ímpar, dentre eles a Cachoeira Fraga, a Ponte do Coronel, a Cachoeira do Mocotó, o Poço Preto, o Pico das Almas, dentre outros que valem muito a experiência de conhecer. Clima agradável e um “paço” digno de novela é Rio de Contas.
Alguns dos principais atrativos em Rio de Contas:
- Centro Histórico – Antiga Casa de Câmara e Cadeia
- Cachoeira do Fraga
- Cachoeira do Livramento
- Igreja de Santana
- Picos mais altos do Nordeste (Itobira, Barbado e Almas)
Agora não tem desculpa para escolher o destino preferido e aproveitar a Chapada Diamantina do seu jeito.
Os baianos tem acesso fácil a Chapada por rodovias estaduais que cortam os seus municípios e de qualquer parte do país, sobretudo as cidades de São Paulo e Belo Horizonte que poderão descer no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, e acessar a Chapada Diamantina pela parte sul, tendo que percorrer apenas 150 quilômetros para aproveitar os primeiros atrativos naturais em cenários incríveis.
Basta escolher a sua preferida e aproveitar muito. Bem-vindo a Chapada Diamantina!
Por Projeto Rotas Sul da Chapada Diamantina