Movimento protesta em Jequié contra falta de assistência após a cheia do Rio das Contas
A manifestação contou com a presença de moradores, feirantes e pequenos comerciantes prejudicados pela situação.
Na última terça-feira (13), um movimento de populares, composto por moradores de bairros e centro comercial, feirantes e pequenos comerciantes, lideraram uma manifestação no centro de Jequié. O objetivo da reivindicação foi protestar contra a negligência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) em relação aos atingidos pela cheia do Rio de Contas, que aconteceu em dezembro do ano passado.
Durante o período dos alagamentos, a Companhia não indenizou e nem ao menos ofereceu assistência à população prejudicada e suas perdas. No movimento, os manifestantes cobraram um pronunciamento das autoridades com relação ao problema.
A Chesf é responsável pelo monitoramento da Barragem da Pedra, que opera o controle e liberação da água armazenada em seu reservatório. A Companhia foi cobrada judicialmente à se responsabilizar pela inundação de várias áreas da cidade, notadamente o entorno do Centro de Abastecimento Vicente Grillo (CEAVIG). Entretanto, a empresa alega que o escoamento da água foi feito de maneira correta e que todas ações vinham sendo comunicadas à Prefeitura de Jequié, sobretudo durante o período de maior intensidade de chuvas nas cabeceiras do rio.
Até então, não há um parecer da Justiça à respeito da situação.