Centro realiza palestra na horta comunitária do Vila América em homenagem ao mês da mulher
A programação teve como tema principal os direitos das mulheres e a prevenção à violência.
Na manhã desta quarta-feira (15), aconteceu o encerramento da Oficina de Compostagem na horta comunitária do bairro Vila América. A atividade contou com 15 participantes e teve uma programação diferente das demais, pois, como parte da comemoração do Março Mulher, a equipe técnica do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav) participou do encontro e realizou uma palestra a respeito dos direitos das mulheres e prevenção à violência.
Dayana Andrade, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, explicou a respeito do objetivo da atividade ser realizada na horta comunitária, já que, em Vitória da Conquista, as mulheres são maioria à frente desses locais. “A proposta foi levar a campanha do Março Mulher até os territórios que possuem hortas comunitárias, promovendo um momento de reflexão, onde explanamos sobre os direitos e conquistas das mulheres ao longo dos anos e também falamos sobre prevenção da violência contra a mulher”, reiterou ela.
A oficina de compostagem é um projeto promovido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Rural (SMDR), que oferecem apoio aos produtores de hortas comunitárias mantidas pela Prefeitura do município. Nela, os produtores desenvolvem diversas habilidades relacionadas à agricultura, como a de produzir adubo orgânico utilizando os próprios resíduos produzidos na horta.
A atividade educativa do Março Mulher, promovida na oficina da horta do Vila América, também será realizada no no encerramento da oficina da horta comunitária do Jardim Valéria, no dia 28 de março e, também, do Kadija, no dia 4 de abril.