Implementação de projeto de Umbu Gigante em Queimadas, na Chapada Diamantina
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) está transferindo a experiência bem-sucedida do projeto do umbu gigante para além dos limites de Vitória da Conquista
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) está transferindo a experiência bem-sucedida do projeto do umbu gigante para além dos limites de Vitória da Conquista. Na sexta-feira (10), técnicos da agência estiveram no município de Queimadas, no povoado Iraquara, na região da Chapada Diamantina, auxiliando na implantação de um campo experimental de umbu gigante e trazendo conhecimentos sobre o plantio e a cultura do umbu no geral.
Além da parceria entre as duas prefeituras para a instalação do campo experimental de umbu gigante, a iniciativa também conta com a participação da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri). O coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas do órgão, Marcelo Libório, falou sobre a ação.
“Há cerca de dez anos, conhecemos o projeto de Vitória da Conquista e achamos uma coisa fantástica, uma coisa extremamente maravilhosa. E isso não podia ficar apenas em Vitória da Conquista, essa excelência de trabalho tinha que ser multiplicada. Por isso solicitamos o apoio da Secretaria Municipal, e com muita boa vontade eles vieram aqui para colaborar com o município de Iraquara”, destacou.
O coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, e o engenheiro agrônomo da SMDR, Dilermando Fonseca, ministraram palestra para técnicos iraquaenses e agricultores familiares da região, além das palestras foram distribuídas 30 mudas da espécie, com a orientação de Sálvio Gusmão, também engenheiro agrônomo da Secretaria. “A palestra abordou informações sobre a cultura do umbu gigante no geral, em todos os seus aspectos: como é implantada uma roça de umbu, a enxertia, e também um momento de perguntas e respostas”, informou Eduardo.
A presidente da Associação dos Produtores de Queimadas, Zélia Pereira, estimou os impactos dessa iniciativa para os agricultores da região. “É de grande importância esse momento com a nossa associação, por conta da nossa agroindústria. Aqui a gente vai trabalhar, vai produzir polpa de fruta, e foi de grande riqueza esse momento”, contou.
O prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, agradeceu pela parceria à prefeita Sheila Lemos e ao secretário Luís Paulo Santos e também explicou a importância da iniciativa para a comunidade local, que já possui uma agroindústria de polpa de frutas. “A gente fica muito contente, porque o umbu é uma fruta nossa. Essa variedade de umbu gigante é algo que podemos expandir e buscar a melhoria na comercialização. Estamos na comunidade de Queimadas, onde já tem trabalho de processamento de frutas. Então esse campo experimental é para começar o trabalho, para crescer e desenvolver, para que a gente possa, no futuro, ser também um distribuidor de tecnologia, de muda e de qualidade para outros municípios da região”, disse.
Para a agricultora Isabela Pereira, a chegada do campo experimental de umbu gigante em Iraquara é um sonho, desde que ela ouviu falar no projeto de Vitória da Conquista. “A nossa agroindústria veio pra poder contribuir no sentido de gerar renda para essas famílias, essas mulheres. E o projeto do umbu gigante casa com ela, fazendo com que a gente tenha uma perspectiva melhor pensando a longo prazo, tenha uma quantidade maior de produção e até de expandir as nossas polpas afora. Então é muito importante, e hoje estou muito feliz em saber que está sendo implementado aqui na comunidade esse projeto”, afirmou.