Nova sede da Defensoria Pública em Conquista será inaugurada nesta quinta (1)
Vitória da Conquista é o primeira cidade da Bahia a ter uma sede da Defensoria projetada e construída em alvenaria para abrigar a instituição.
A partir desta quarta-feira, 1, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA passa a ter novo endereço e melhores condições de atendimento em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. O município é o primeiro no estado com uma sede construída para abrigar a instituição e que presta homenagem póstuma a um membro da carreira. A inauguração acontece a partir das 8h30, no Loteamento Itamaraty, na Rua Rio Doce, nº 2294, Candeias.
A unidade foi projetada para suprir as necessidades da 2ª Regional, garantir mais acessibilidade e conforto para os(as) assistidos(as), servidores(as) e defensores(as). Além de um auditório, que servirá de espaço para troca de conhecimento entre os(as) membros(as) da instituição e com a sociedade civil, a nova sede conta com salas mais amplas para recepção dos assistidos.
Em homenagem à dedicação e profissionalismo do defensor público Vlademir Pina, a unidade de Conquista é a primeira a levar o nome de um membro da carreira. Falecido em 2021, vítima da Covid-19, o defensor público dedicou quase todo o seu tempo de funcionalismo público à defesa da população vulnerável em Vitória da Conquista, comarca onde nasceu.
Instituição essencial para o acesso à Justiça, a Defensoria presta serviços gratuitos na defesa dos direitos dos mais pobres e de grupos vulneráveis, como mulheres, pessoas LGBTs, negros(as) e pessoas com deficiência. Entre as áreas de atuação, estão a defesa do consumidor, criminal, violência doméstica, família e fazenda pública.