Desistência de Fabrício abre caminho para esposa de Rui em votação para o TCM
Disputa ficará polarizada entre Aline Peixoto e o ex-deputado Pastor Tom (UB), que vem avançando entre descontentes com o Governo. Prazo para inscrições de candidaturas termina nesta segunda-feira (13).
Na reta final da disputa pela vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) apenas dois candidatos se mantém firmes: a ex-Primeira Dama do estado, Aline Peixoto, esposa do ex-governador Rui Costa (PT) e o ex-deputado estadual, Pastor Tom Araújo (União Brasil). Caberão aos parlamentares da Assembleia Legislativa (AL-BA) definir quem ficará com o cargo vitalício.
Nos últimos dias, outros três concorrentes desistiram da disputa: os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV) – que declararam apoio à Aline – e o ex-presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (Republicanos) que retirou sua candidatura para garantir a unidade da oposição em torno do nome de Pastor Tom.
Mesmo afirmando durante semanas na imprensa, que não abriria mão da candidatura, e mesmo tendo sido escanteado pela segunda vez pelo grupo de situação, o deputado Fabrício recebeu a promessa de ocupar uma das quatro vagas que serão abertas no TCM até o fim do mandato de Jerônimo, em 2026 – duas delas se abrirão ainda esse ano.
De acordo com informações de bastidores e que foram confirmadas pela imprensa da Capital, Fabrício recebeu garantias de líderes da base para assumir o lugar do conselheiro Fernando Vita, que vai atingir a idade máxima para aposentadoria no TCM em 22 de dezembro. Assim, esta vaga também caberá a decisão da Assembleia.
Mesmo com a forte articulação de Rui para a votação ocorrer nesta terça-feira (14), o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD) informou que não há tempo para esta votação antes do Carnaval.
Até a semana passada, a base aliada do Governo contava com 37 votos, no entanto, hoje há um consenso entre oposição e situação de que a disputa não parece ser tão tranquila para o PT, principalmente com o avanço de Tom sobre deputados aliados de Jerônimo que estão insatisfeitos. Qualquer um dos candidatos precisam de 32 votos para conseguir a vaga.
O prazo para registro de candidaturas termina nesta segunda-feira (13).