Autorizada a reconstrução da Ferrovia Bahia-Minas
Construída no século XIX, a antiga ferrovia Bahia-Minas foi desativada em 1966, por não gerar mais o lucro.
Após quase 60 anos, os estados da Bahia e de Minas Gerais voltarão a ser interligados por via ferroviária. Nesta semana, o Governo Federal informou por meio do Diário Oficial da União (DOU), que concedeu a autorização para a construção de uma nova ferrovia ligando o município baiano de Caravelas, no extremo-sul do estado até Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
A ferrovia estará sob a responsabilidade da empresa MTC – Multimodal Caravelas pelo prazo de 98 anos, de acordo com deliberação feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT). A estimativa é de que as obras, que devem ser iniciadas ainda nesse ano, sejam concluídas em 2025.
A estrada terá uma extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso as cidades baianas de Teixeira de Freitas e Mucuri. Há a expectativa que o trem tenha vagões destinados a passageiros.
O objetivo principal da reativação da Bahia-Minas é o transporte de eucalipto até a fabrica da Suzano em Mucuri. O Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Norte de Minas possuem grandes áreas de cultivo da árvore, usada na produção de celulose. A ferrovia também poderá ajudar a escoar a produção do Sul Baiano, como o cacau e outras frutas como melão e melancia, exportados para a Europa pelo Sudeste do país.
Atualmente, o que ainda resta do antigo sistema ferroviário é utilizado como rota de cicloturismo. O mesmo percurso da primeira via será utilizado, dessa vez com a inclusão de outras cidades no trajeto.