Vereadores questionam atuação do Prefeito de Belo Campo na “Crise dos Lençóis”
Chico Estrella (AGIR) e Ivan Cordeiro (PTB) questionaram o porquê do prefeito Quinho (PSD) articular a resolução.
O recente problema da falta de roupas de cama no Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista segue repercutindo na cidade. Na sessão desta sexta-feira (10), os vereadores Chico Estrella (AGIR) e Ivan Cordeiro (PTB) criticaram a atuação do prefeito da vizinha cidade de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD) na resolução do imbróglio, que ficou conhecido como a “Crise dos Lençóis”.
Quinho concedeu entrevista ao programa “UP Notícias”, da Rádio UP FM 100.1, nesta quinta-feira (09), e na oportunidade, informou que havia articulado junto ao superintendente e ao provedor da Santa Casa de Misericórdia, Ricardo Alexandre e Abmael Alves, respectivamente, para que as roupas de cama do Hospital de Base e do Afrânio Peixoto sejam lavadas na unidade privada até que a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) realize uma nova licitação.
Já nesta sexta, o vereador Ivan Cordeiro teceu alguns questionamentos: “Se existe uma empresa que assinou o contrato e ela está trabalhando, por quê que a Santa Casa vai prestar o serviço? Por quê um Prefeito de uma cidade pequena do entorno de Conquista pode falar pela Sesab?”
O vereador Chico Estrella foi ainda mais incisivo nas críticas e afirmou que a coordenadora da Sesab, Janaína Lima, está “conivente com o caos que, os maiores hospitais públicos estão vivenciando, apesar de inúmeras denúncias feitas”, e ressaltou que não obteve quaisquer documentos que comprovem uma ação efetiva em relação às denúncias.
O parlamentar questionou a atuação de Quinho no caso: “Nada tenho contra a cidade de Belo campo, uma cidade simpática, linda e hospitaleira, mas isso não dar o direito do seu prefeito, que administra uma cidade do tamanho do bairro Alto Maron, querer se interferir nos assuntos relacionados a Vitoria da Conquista e Região.”
Em determinado momento da sessão, Chico afirmou que há uma incapacidade técnica da Santa Casa, que por muitas vezes solicita apoio externo de outras lavanderias da cidade e questionou como a unidade vai dar conta de suas demandas e das do Complexo Hospitalar gerido pelo Governo do Estado, ressaltando que a situação deve ser resolvida juntamente com a prefeita de Conquista, Sheila Lemos (UB).
Procuramos o prefeito Quinho e a assessoria de impresa da Sesab e até o fechamento desta matéria, não recebemos seus posicionamentos sobre as falas dos edis. Confira o vídeo completo da fala de Chico Estrella na tribuna da Câmara: