Com apoio até de bolsonaristas, esposa de Rui já conta com maioria na AL-BA para ser indicada ao TCM
Rui articula para que indicação seja votada na próxima terça-feira, quando o presidente Lula vai estar na Bahia e deve atrair todos o foco da imprensa estadual.
Informações vindas da base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), informam que o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já tem votos suficientes no parlamento para conseguir indicar sua esposa, Aline Peixoto como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Lideranças e deputados estaduais influentes na base aliada garantem que a indicação da ex-Primeira Dama do estado conta com pelo menos 37 votos, dos 63 possíveis. Para que Aline seja indicada, bastam 32, que é a maioria absoluta do plenário.
A conta inclui os 17 deputados da federação formada por PT, PCdoB e PV, mais 8 do PSD e outros 6 do PP – que recentemente acertou seu retorno para a base governista na Casa. Os demais apoios vêm do PSB (2 votos), MDB (2 votos) e o PL, que deve conceder mais 2 votos à indicação, inclusive do deputado bolsonarista Vítor Azevedo, que é braço-direito do ex-ministro e ex-candidato ao governo do estado, João Roma, e que tem o vereador Ivan Cordeiro (PTB) como seu principal aliado em Conquista.
Cortina de fumaça – segundo informações do jornal Correio, a Assembleia Legislativa deve aproveitar a visita do presidente Lula (PT) a Santo Amaro na próxima terça-feira (14), para poder votar a indicação de Aline Peixoto ao TCM. Longe dos holofotes da imprensa. A publicação ainda informa que nesta sexta-feira, 10, Rui Costa deve desembarcar em Salvador para concluir a articulação.
Além da ex-Primeira Dama, apontam como principais candidatos ao Tribunal de Contas dos Municípios, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos). A indicação é uma atribuição da AL-BA.