Rui assina nomeação de assessor envolvido em escândalo do ex-ministro Antônio Palocci
Jeter Ribeiro de Souza vai trabalhar no gabinete da presidência com um salário de pouco mais de 10,3 mil reais.
O ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), assinou nesta terça-feira (17) a nomeação de Jeter Ribeiro de Souza para trabalhar no gabinete do presidente Lula (PT). O cargo terá remuneração de R$ 10.373,30
Jeter estava envolvido na quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, pouco depois da eclosão do Mensalão, que na época, declarou tr visto o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, frequentando uma mansão – denominada de casa do lobby – que sediava reuniões de lobistas acusados de interferir em negócios de seus interesses no 1º governo Lula, para distribuição de propina, além de abrigar festas animada por garotas de programa.
O escândalo resultou na queda de Palocci em março de 2006.
Na ocasião, o assessor sofreu uma investigação interna na Caixa Econômica Federal, mas não sofreu nenhuma penalidade já que a comissão de ética do banco estatal concluiu que ele apenas cumpriu ordens do então Presidente do órgão, Jorge Mattoso. Ele também chegou a prestar depoimento para a Polícia Federal, no entanto, não fez parte do processo.