Vitória da Conquista está entre os municípios contemplados pelo projeto Núcleo de Esporte de Capoeira na Bahia (NUC), que abriu mais de 2.400 vagas para aulas gratuitas de capoeira em todo o estado, destinadas a pessoas de todas as idades, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD).
Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao núcleo escolhido, nos horários das aulas, portando documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência, em cópia e original.
No município, as aulas acontecem em dois espaços. No Núcleo Vitória da Conquista, as atividades são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 18h às 20h; às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h; e às sextas-feiras, das 18h às 20h, no CT Treinamento Filhos da Senzala, localizado na Rua TG, nº 29, Vila Elisa.
Já o Subnúcleo Vitória da Conquista funciona de segunda a quinta-feira, nos horários das 17h às 18h, das 18h às 19h e das 19h às 20h, e às sextas-feiras, das 17h às 18h, das 18h às 19h, das 19h às 20h e das 20h às 21h, na Praça Martin Luther King, na Avenida Brasília, ao lado da Escola Municipal Isa Medeiros, próximo ao bairro Patagônia.
A ação é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), e busca ampliar o acesso ao esporte, à cultura e à inclusão social por meio da capoeira.
Além de Vitória da Conquista, o projeto também está presente em outros municípios do interior do estado, como Barreiras, Camaçari (Abrantes), Guanambi, Irecê, Juazeiro, Lauro de Freitas e Senhor do Bonfim, além de diversos bairros em Salvador.