O professor Anderson Brito, do curso de Administração da Uesb, conquistou o primeiro lugar na categoria “Casos de Ensino” da 28ª edição dos Seminários em Administração, promovidos pela Universidade de São Paulo (USP). O reconhecimento veio pelo estudo “Level Up ou Game Over: Escassez de Semicondutores na Cadeia de Suprimentos do Playstation 5”, destaque entre os trabalhos apresentados na área da administração.
Além da premiação, Anderson Brito também teve outro artigo indicado no evento. O projeto vencedor surgiu a partir de atividade realizada na disciplina “Administração de Materiais 2”, no campus de Vitória da Conquista, e contou com a colaboração dos estudantes Alisson Rozendo, Andressa Sodré e Giselly Souza, que participaram diretamente na construção do artigo.
O texto analisa a empresa Sony e os desafios enfrentados diante de choques exógenos complexos e atuais, como pandemia, guerras, conflitos políticos, crises sanitárias e desastres. A abordagem principal é a dificuldade em obter semicondutores (microchips), problema gerado diretamente por tensões geopolíticas, como a relação delicada entre China e Taiwan, além de abordar a escassez de players necessários para a produção desses materiais.
Anderson também foi reconhecido na categoria de Finanças, recebendo Menção Honrosa pelo estudo “From Sustainability to Solvency: ESG’s Role in Predicting Financial Distress in Energy Companies”, desenvolvido em seu Doutorado na USP. O trabalho se concentra na análise e aplicação da tríade ESG: ambiental, social e de governança, no contexto da investigação de risco de crédito de empresas.
O objetivo é refletir essas três dimensões: a ambiental, voltada à preservação do meio ambiente, uso de insumos e o impacto da destruição ambiental resultante de atividades empresariais, como é o caso da Braskem em Maceió (AL). A Social, voltada para a diversidade e inclusão dentro das empresas (gênero, raça, orientação sexual), justificando que a participação em causas como essas geram mais engajamento e agrega valor ao mercado, e a governança, ligada à transparência e ao equilíbrio de interesses dos stakeholders (pessoas ou grupos com interesse em organizações ou projeto que os impacta direta ou indiretamente com suas ações).
“Eu testo essas três variáveis para analisar o risco de crédito, ou seja, o risco de uma empresa decretar falência ou passar por dificuldades financeiras. A partir da inclusão dessas métricas, eu consigo melhorar minha capacidade preditiva em mais de 10%, o que é muito bom para os profissionais de mercado”, relata Anderson.
Esta foi a terceira vez que o docente foi indicado no evento, e a primeira em que saiu premiado. Ele destaca que a participação em encontros acadêmicos fortalece sua atuação como professor e pesquisador, ao possibilitar a divulgação das pesquisas e receber feedbacks de outros pesquisadores. Para ele, ser reconhecido entre os melhores é motivador.