A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o convênio de prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com o Hospital Unimec será encerrado no dia 28 de fevereiro, quando também serão interrompidos os atendimentos de urgência e emergência da unidade.

Diante da decisão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a reorganização dos fluxos assistenciais, contemplando internações, cirurgias e, principalmente, as portas de entrada de urgência e emergência.

O Governo Municipal também publicou um edital para contratação de serviços de média e alta complexidade. A meta é garantir que a transição ocorra sem prejuízos à assistência hospitalar e com segurança aos usuários da rede pública.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a pasta foi comunicada oficialmente sobre o encerramento do contrato na última sexta-feira (6). Segundo ela, um acordo para contrato emergencial havia sido firmado em dezembro de 2025, mas a instituição optou por não dar continuidade ao serviço, alegando dificuldades financeiras.

Como resposta, a SMS publicou, no dia 2 de fevereiro, um edital de Chamada Pública para credenciamento de serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade. “Este credenciamento possui uma tabela com valores já estabelecidos e pactuados junto ao Conselho Municipal de Saúde. Estamos aguardando que novos prestadores manifestem interesse em participar para que possamos manter a oferta de serviços com qualidade”, explicou a secretária.

Fernanda Maron também destacou que a Prefeitura conduz o processo com planejamento e critérios técnicos para evitar desassistência.

Quais foram as medidas adotadas pela Prefeitura?

  • Unidades de horário estendido: As unidades Admário Silva Santos e Régis Pacheco funcionam das 17h às 22h, com foco no atendimento de casos de menor gravidade, ajudando a desafogar os prontos-socorros.
  • Fortalecimento da Atenção Primária: Reorganização dos atendimentos programados e da demanda espontânea nas unidades básicas de saúde.
  • Novas frentes de atendimento: A equipe técnica da SMS discute a implementação de novas estratégias na rede, que devem ser anunciadas em breve.

Nesta quinta-feira (12), a Empresa Televit Distribuidora está com inscrições abertas para processo seletivo de uma vaga de emprego para atuar em Vitória da Conquista. A oportunidade é para a função de Consultor de vendas comercial.

Os interessados devem ficar atentos aos detalhes solicitados na vaga pelo recrutador.

Requisitos:

  • Conhecimento técnico e comercial;
  • Habilidade em negociação e persuasão;
  • Boa comunicação e postura consultiva;
  • Proatividade e espírito empreendedor;
  • Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;
  • Organização e gestão de tempo.

Inscrição:
Para se candidatar, os interessados devem enviar o currículo em PDF para o e-mail [email protected].

Jornal Conquista não é responsável pela candidatura e nem pela contratação por nenhuma empresa. Nós apenas divulgamos vagas abertas no mercado de trabalho.

Um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas foi cumprido pela Polícia Civil, na tarde de terça-feira (10), em Vitória da Conquista. O alvo da ação, um homem de 43 anos, foi localizado em um apartamento no bairro Alto da Boa Vista.

A prisão ocorreu no contexto da Operação Pré-Carnaval, deflagrada pela 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Segundo a polícia, o investigado é apontado como distribuidor de entorpecentes na região.

O histórico criminal do suspeito inclui uma prisão anterior em julho de 2022, também em Vitória da Conquista, quando foi flagrado no bairro Brasil com cerca de 400 quilos de maconha e 10 quilos de cocaína, material que seria destinado à comercialização no município.

Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, onde teve o mandado de prisão preventiva formalmente cumprido. Ele permanece custodiado, à disposição do Poder Judiciário.

Durante o período de Carnaval, os dois principais centros comerciais de Vitória da Conquista vão funcionar em horário especial. O Boulevard Shopping e o Shopping Conquista Sul divulgaram alterações no atendimento entre os dias 16 e 18 de fevereiro.

Horário especial do Boulevard Shopping

Na segunda-feira (16), as lojas e quiosques estarão fechados, com exceção de Renner, Riachuelo e Centauro, que funcionam das 14h às 20h, e da Americanas, das 13h às 20h.

A Praça de Alimentação e o entretenimento funcionam das 12h às 22h, enquanto o supermercado funciona das 10h às 22h. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) permanece fechado.

Na terça-feira (17), as lojas e quiosques do Boulevard funcionam das 14h às 20h. Praça de Alimentação, entretenimento e supermercado operam das 12h às 22h.

As Lojas Americanas abre das 13h às 20h, enquanto Renner, Riachuelo e Centauro, funcionam das 14h às 20h. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) segue fechado. O cinema mantém a programação normal.

Na quarta-feira (18), feriado de Cinzas, o funcionamento volta ao horário habitual em todas as suas operações.

Horário especial do Shopping Conquista Sul

Na segunda-feira (16), as lojas estarão fechadas. A Americanas funciona das 13h às 20h. As Farmácias Indiana e Pague Menos e o Supermercado GBarbosa abrem das 10h às 20h.

A Praça de Alimentação funciona das 11h às 22h, enquanto o entretenimento atende das 12h às 22h. O Saúde Center abre das 7h às 20h, e Renner, Riachuelo e C&A funcionam das 14h às 20h.

Na terça-feira (17), as lojas permanecem fechadas. A Americanas abre das 13h às 20h, e as Farmácias Indiana e Pague Menos funcionam das 10h às 20h. O Supermercado GBarbosa não abre neste dia.

A Praça de Alimentação segue das 11h às 22h, o entretenimento das 12h às 22h e o Saúde Center das 8h às 14h. Renner, Riachuelo e C&A funcionam das 14h às 20h.

Na quarta-feira (18), feriado de Cinzas, o Conquista Sul retoma o horário normal.

Para mais informações, acesse o perfil oficial do Boulevard Shopping (clique aqui) e o perfil oficial do Shopping Conquista Sul (clique aqui) no Instagram.

Nesta quinta-feira (12), a Solar Coca-Cola está com inscrições abertas para processo seletivo de uma vaga de emprego para atuar em Vitória da Conquista. A oportunidade é para a função de Auxiliar de Almoxarifado.

Os interessados devem ficar atentos aos detalhes solicitados na vaga pelo recrutador.

Requisitos:

  • Concluiu o ensino médio;
  • Tem habilidade com Excel básico;
  • Tem experiência com rotinas administrativas.

Diferencial:

  • Tem experiência na área de almoxarifado.

Benefícios:

  • Plano de saúde com condições especiais para você e seus dependentes;
  • Telemedicina, com diversas especialidades, incluindo telepsicologia;
  • Plano Odontológico;
  • Programa de Saúde Emocional;
  • Wellhub (rede de academias);
  • Seguro de vida.
  • Vale alimentação;
  • Vale refeição ou refeitório na unidade;
  • Vale transporte ou transporte fretado;
  • E muito mais.

Inscrição:
Para se candidatar, os interessados devem enviar o currículo para o site da Gupy (clique aqui), até domingo (15).

Jornal Conquista não é responsável pela candidatura e nem pela contratação por nenhuma empresa. Nós apenas divulgamos vagas abertas no mercado de trabalho.

Mulheres quilombolas de Vitória da Conquista passaram a ter acesso ampliado ao Implanon, método contraceptivo subdérmico de alta eficácia e longa duração, durante uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na Unidade de Saúde da Família do Pradoso. A iniciativa integra a estratégia de descentralização do método e de fortalecimento da saúde reprodutiva no município.

Ao todo, 36 mulheres das comunidades Oiteiro e Baixão receberam o implante, em uma mobilização que contou com a atuação de 12 médicos. O Implanon tem eficácia comparável à laqueadura, mas é reversível e menos invasivo, sendo indicado para mulheres que buscam um método seguro e de baixa manutenção.

A escolha do público atendido segue critérios de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenação de Saúde da Mulher, a prioridade é alcançar grupos que historicamente enfrentam dificuldades de acesso a métodos contraceptivos eficazes, contribuindo para a prevenção da gravidez não planejada.

A inserção do Implanon é feita de forma rápida, com anestesia local, na própria unidade de saúde, permitindo que a mulher retome as atividades no mesmo dia. O método é indicado especialmente para quem possui rotinas intensas e não pode se afastar do trabalho ou dos cuidados com a família.

Para as usuárias, a ação representa segurança e a possibilidade de planejamento do futuro. Jovens e mães relataram que o acesso gratuito ao método pelo SUS facilita decisões relacionadas aos estudos, ao trabalho e à organização familiar.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a estratégia com o Implanon, iniciada em dezembro de 2025 com foco em adolescentes, será ampliada para outros públicos prioritários, como mulheres em situação de rua. Ao todo, 1.336 implantes estão sendo distribuídos entre as 68 equipes da Atenção Primária, contemplando zonas urbana e rural do município.

O ex-prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre (PSD), confirmou que mantém conversas com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), sobre a possibilidade de compor como vice em uma chapa de oposição ao Governo da Bahia.

Em entrevista exclusiva ao site Bnews, Quinho Tigre confirmou que já foram realizadas “três ou quatro conversas” com ACM Neto e com o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).

Ainda não há definição oficial sobre o convite, mas o ex-prefeito afirmou que, caso a composição avance, deixará o PSD, partido que integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Outro ponto discutido nas tratativas é a possível candidatura da vereadora Léia de Quinho, esposa de Quinho Tigre, àCâmara dos Deputados.

As negociações também envolvem a sucessão política em Vitória da Conquista, município considerado estratégico para a oposição no interior do estado. A cidade, atualmente administrada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil), é considerado o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela básica do Campeonato Baiano Sub-20 de 2026. A competição terá início no dia 7 de março e seguirá até 1º de agosto, reunindo 24 equipes de diversas regiões do estado.

Os clubes foram divididos em três grupos com oito times cada, respeitando critérios de regionalização definidos pelo conselho técnico da FBF.

Os representantes conquistenses, ECPP Vitória da Conquista e Conquista Futebol Clube, integram o Grupo 3, ao lado de Barcelona, Catuense, Grapiúna, Jequié, Porto e Serrano.

Como vai funcionar o Campeonato Baiano Sub-20 de 2026?

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos, em jogos de ida e volta. Ao fim das 14 rodadas, avançam às oitavas de final os cinco melhores colocados de cada grupo, além do sexto melhor colocado geral, considerando a classificação geral entre todos os participantes.

De acordo com o regulamento, os confrontos do mata-mata serão definidos conforme a campanha geral das equipes na primeira fase, com cruzamentos do 1º contra o 16º, 2º contra o 15º e assim sucessivamente.

Todas as fases eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. A competição também estabelece critérios de desempate na fase classificatória, como número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, entre outros.

Quando será a estreia dos times conquistenses no Baianão Sub-20?

O ECPP Vitória da Conquista faz sua estreia no dia 7 de março, em casa, contra o Grapiúna. Já o primeiro compromisso como visitante acontece no dia 11 de março, diante do Catuense, no Estádio Fábio Nogueira (Nogueirão), no município de Brejões.

O Conquista Futebol Clube também estreia na competição no dia 7 de março, fora de casa, diante do Porto, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro.

Na segunda rodada, a equipe volta a campo como mandante no dia 11 de março, quando enfrenta o Jequié. Alguns horários e o locais ainda serão definidos pela organização da competição.

Regras importantes

O regulamento estabelece que:

  • Atletas devem ter nascido a partir de 2006;
  • Os cartões amarelos serão zerados nas oitavas de final, com exceção de atletas que atingirem o terceiro cartão;
  • O prazo final para inscrição de atletas vai até o dia 2 de junho.

A competição garante vagas importantes em torneios nacionais e regionais. O campeão e o vice-campeão asseguram classificação para a Copa do Brasil Sub-20 2027 e para a Copa do Nordeste Sub-20 2027.

Já a vaga baiana na Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, ficará com o clube com a melhor colocação no Baianão, excluindo Bahia e Vitória, que já são convidados diretos da Federação Paulista.

Em caso de novas vagas, a FBF utilizará o mesmo critério da ordem de classificação no estadual. A final do Baianão Sub-20 2026 está prevista para acontecer no dia 1º de agosto.

Nesta quinta-feira (12), o Grupo Indiana está com inscrições abertas para processo seletivo de uma vaga de emprego para atuar em Vitória da Conquista. A oportunidade é para a função de Gerente de Vendas.

Os interessados devem ficar atentos aos detalhes solicitados na vaga pelo recrutador.

Requisitos:

  • Ensino Superior completo ou em andamento;
  • Experiência comprovada em gestão comercial;
  • Vivência no segmento automotivo;
  • Conhecimento em processos de vendas e indicadores (KPI);
  • CNH categoria B.

Benefícios:

  • Salário fixo compatível com o mercado;
  • Vale transporte;
  • Vale alimentação;
  • Clube de Benefícios* Descontos exclusivos em parceiros do Grupo;
  • Programa Bem Mais Benefícios (plano odontológico, seguro de vida, telessaúde, assistência natalidade e muito mais!)

A vaga também está disponível para PcDs. Caso você se enquadre nesse grupo, sinta-se à vontade para especificar na sua candidatura, informando o código do CID correspondente. 

Inscrição:
Para se candidatar, os interessados devem enviar o currículo para o site da Gupy (clique aqui).

Jornal Conquista não é responsável pela candidatura e nem pela contratação por nenhuma empresa. Nós apenas divulgamos vagas abertas no mercado de trabalho.

Na última terça-feira (10), representantes de Vitória da Conquista participaram da 1ª Capacitação das Unidades Gerenciadoras de Cozinhas Comunitárias e Solidárias do Programa Bahia Sem Fome, realizada em Salvador.

Entre as organizações conquistenses presentes no encontro está a Associação Casa de Oyá, responsável pelo Projeto Social Maria Nilza. Segundo Maria Nazaré Silva de Sá, conhecida como Mãe Naza de Oyá, idealizadora e presidenta do projeto, a instituição deve gerenciar quatro pontos de cozinha no município, com distribuição de refeições três vezes por semana, voltadas principalmente para pessoas em situação de rua.

Segundo a representante do projeto, a capacitação é fundamental para garantir a correta execução do edital. “Essa capacitação nos ajuda para que a gente execute o edital da forma correta, com atenção à qualidade do alimento e à prestação de contas. É muito importante o governo estar dando esse suporte às organizações”, afirmou Mãe Naza de Oyá.

De acordo com o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, as cozinhas vinculadas ao programa têm início previsto para o dia 2 de março. Ao todo, o Bahia Sem Fome articula a implantação de pontos de distribuição em diversos municípios, com foco no enfrentamento à insegurança alimentar.

Piscinas utilizadas para atividades físicas em academias de Vitória da Conquista entraram no foco de um cronograma de visitas técnicas conduzido pela Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa). A iniciativa busca reforçar a segurança sanitária e orientar os gestores sobre o tratamento adequado da água, especialmente quanto ao uso do cloro.

Nas inspeções, os fiscais verificam parâmetros químicos, como pH e concentração de cloro, além de analisar os procedimentos de limpeza, filtragem e manutenção adotados diariamente pelos estabelecimentos. O acompanhamento pretende evitar situações que podem causar desde desconfortos leves até problemas de saúde mais graves, associados ao uso inadequado de produtos químicos.

Outro ponto observado é a estrutura dos espaços, que deve atender às normas sanitárias, incluindo pisos antiderrapantes, duchas, vestiários separados e a presença de equipamentos de emergência. A Vigilância também exige alvará sanitário visível e a atuação de um responsável técnico habilitado, além de orientar sobre a restrição do uso das piscinas por pessoas com doenças infectocontagiosas ou lesões na pele.

A intensificação das visitas ocorre após a repercussão nacional de um caso de intoxicação química registrado em uma piscina de academia em São Paulo. Para a Visa, o momento é de prevenção e conscientização, reforçando que o cloro é essencial para eliminar microrganismos, mas pode se tornar nocivo quando utilizado fora dos padrões recomendados.

Representantes das academias avaliam a ação como um suporte técnico importante. Para os gestores, o acompanhamento da Vigilância contribui para garantir qualidade no serviço e segurança aos usuários, sobretudo crianças e idosos, que fazem parte do público atendido em atividades aquáticas no município.

Nesta quinta-feira (12), o McDonald ‘s está com inscrições abertas para o processo seletivo de uma vaga de emprego para atuar em Vitória da Conquista. A oportunidade é para a função de Atendente de Restaurante no bairro Candeias.

Os interessados devem ficar atentos aos detalhes solicitados na vaga pelo recrutador.

Requisitos:

  • Ensino médio cursando ou completo.

Benefícios:

  • Assistência Médica;
  • Assistência Odontológica;
  • Vale transporte;
  • Refeição no local;
  • Gympass;
  • Seguro de vida;
  • PPR – Participação nos lucros.

A vaga também está disponível para PcDs. Caso você se enquadre nesse grupo, sinta-se à vontade para especificar na sua candidatura, informando o código do CID correspondente. 

Inscrição:
Para se candidatar, os interessados devem enviar o currículo para o site da Gupy (clique aqui). 

Jornal Conquista não é responsável pela candidatura e nem pela contratação por nenhuma empresa. Nós apenas divulgamos vagas abertas no mercado de trabalho.

Na última segunda-feira (9), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu um homem, identificado como Adriano da Silva Raimundo Junior, de 32 anos, condenado por roubo em Vitória da Conquista e que estava foragido da Justiça desde dezembro.

Natural do município de Areial, na Paraíba, Adriano da Silva tinha um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Vitória da Conquista, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

O homem foi localizado enquanto aguardava atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona Sul da capital paulista. A identificação ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, que emitiu um alerta à central de monitoramento.

Uma equipe da GCM foi acionada e encontrou o suspeito sentado na sala de espera. Segundo a corporação, ele não apresentou resistência. Após a detenção, ele foi encaminhado ao 47º Distrito Policial (Capão Redondo) e permanece à disposição da Justiça.

O que é o Smart Sampa?

O Smart Sampa é considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina e utiliza câmeras inteligentes com reconhecimento facial para identificar casos de violência urbana, pessoas foragidas da Justiça e auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.

Dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo apontam que, somente em 2026, o sistema já contribuiu para 160 prisões, sendo 43 registradas no mês de fevereiro.

O Smart Sampa também auxiliou na localização de 159 pessoas desaparecidas, além de colaborar para 3.650 prisões em flagrante e 2.139 ocorrências envolvendo veículos.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!