Vigilância Sanitária inicia operação contra bebidas falsificadas em Vitória da Conquista
Ação preventiva identificou produtos vencidos em distribuidora; nenhum caso de bebida adulterada foi encontrado até o momento.

Na última segunda-feira (13), a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) deu início a uma operação preventiva em Vitória da Conquista, voltada à fiscalização e combate à venda de bebidas falsificadas e adulteradas em estabelecimentos comerciais. A ação foi motivada pelos casos recentes de contaminação por metanol registrados em diferentes regiões do país.
No primeiro momento, os agentes inspecionaram duas distribuidoras de bebidas. Nenhum produto adulterado foi encontrado, mas em um dos locais foram identificados diversos itens vencidos, incluindo bebidas, carnes, embutidos, energéticos, água e ingredientes usados em lanches. O estabelecimento foi parcialmente interditado.
Segundo o coordenador da Visa, Maico Mares, as fiscalizações fazem parte de uma estratégia de prevenção e orientação a comerciantes e consumidores e serão realizadas por tempo indeterminado. Ele também reforçou a importância de verificar a origem e o estado das bebidas.
“É importante desenvolvermos uma cultura de conferir os produtos antes de comprá-los. É preciso verificar o estado do lacre, se não foi violado, observar se a embalagem está firme, se o rótulo apresenta erros de grafia ou impressão de baixa qualidade e se o volume do envasamento está dentro do padrão”, disse.
Denúncias sobre produtos vencidos, adulterados ou com suspeita de falsificação podem ser registradas pela Ouvidoria Municipal, no número 0800-284-7010, ou diretamente com a Vigilância Sanitária, pelo telefone (77) 3229-3044.