Nova Carreta da Cultura levará música e teatro a comunidades de Vitória da Conquista
O projeto será inaugurado em novembro, durante as comemorações dos 185 anos de Vitória da Conquista.

A Carreta da Cultura entrará em funcionamento em Vitória da Conquista no dia 9 de novembro, dentro da programação de aniversário de 185 anos da cidade.
O equipamento, que chegou à cidade na última segunda-feira (6), funcionará como um palco itinerante, levando música, teatro e outras manifestações artísticas a bairros, povoados e distritos. A iniciativa tem como objetivo ampliar e descentralizar o acesso à cultura, garantindo que mais pessoas possam participar das atividades culturais promovidas no município.
Com cerca de 15 metros, o veículo conta com palco retrátil e camarim interno, além de equipamentos de som, iluminação cênica e telão multimídia para apresentações. A carreta é voltada para espetáculos de pequeno e médio porte, e pode receber até 500 espectadores em espaços abertos e acomodar diversas formas artísticas, como música, dança, teatro, cinema e artes plásticas.
Em outubro, profissionais da equipe da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) , responsável pela operação da Carreta da Cultura, irão passar por treinamento conduzido por um técnico da Truckvan, empresa vencedora da licitação para fornecer o veículo. O Assessor Especial de Cultura, Alecxandre Magno, visitou recentemente as instalações da empresa em São Paulo e ressaltou a expectativa para o início das atividades do novo equipamento.
“A Carreta da Cultura representa um marco para Vitória da Conquista. É um equipamento moderno, que aproxima a arte e a cultura das pessoas. Um projeto que simboliza a democratização e descentralização da cultura, fortalecendo o vínculo entre a Prefeitura e a comunidade, e valorizando os artistas locais. É a cultura conquistense sobre rodas, chegando onde o público está”, declarou Alecxandre.
Segundo o Assessor, a Secult está elaborando um plano de uso da Carreta da Cultura que estabelecerá critérios para a seleção de artistas, com foco no incentivo à produção local. A meta é que as apresentações incluam diferentes expressões artísticas, com respeito a diversidade cultural e oferecendo oportunidades para artistas e grupos artísticos de toda a zona urbana e rural. A iniciativa prevê começar pelas regiões com menor acesso à cultura.