Nevoeiro causa desvio de voos no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista
Segundo especialista, condição climática pode persistir até a primeira quinzena de setembro.

Dois voos que deveriam ter aterrissado no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foram desviados no último fim de semana devido à formação de nevoeiro denso, um fenômeno meteorológico recorrente na região durante os meses mais frios do ano. A condição climática dificulta a visibilidade e causa desafios para pousos e decolagens, especialmente durante a madrugada.
De acordo com a reportagem do BATV, um dos voos afetados foi da companhia LATAM, que saiu de Guarulhos e tinha previsão de chegada para 0h55 do último sábado (20). Por conta da baixa visibilidade, a aeronave foi redirecionada para Salvador e a volta também foi cancelada. No mesmo dia, a aeronave que transportava o cantor Amado Batista ficou cerca de uma hora sobrevoando a cidade antes de desistir do pouso.
Em nota, a Socicam, empresa responsável pela administração do aeroporto, informou que o terminal está apto a realizar pousos por instrumentos em ambas as cabeceiras da pista e conta com sistemas de auxílio visual para manobras em condições desfavoráveis, como chuva ou neblina.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também reforçou, em nota, que o aeroporto está homologado para operações visuais e por instrumentos, mas que decisões operacionais podem ser alteradas pelas companhias aéreas, conforme as condições meteorológicas.
De acordo com meteorologistas, o nevoeiro é comum devido a localização do munícipio e ao clima frio da estação. “Normalmente o nevoeiro se estende por todo o mês de agosto e, às vezes, nas primeiras semanas de setembro. A partir da segunda quinzena [de setembro] já começa a ficar livre e a gente já pode fazer essa previsão”, explicou Rosalve Lucas, professor de climatologia do departamento de geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
A orientação para quem pretende viajar nesse período é evitar embarques de madrugada e preferir horários entre 8h e 21h, quando o nevoeiro começa a se dissipar. Além disso, passageiros devem ficar atentos aos comunicados das companhias aéreas e checar eventuais alterações de voos com antecedência.