continua após a publicidade

Com menor taxa de crimes letais, Vitória da Conquista lidera ranking de segurança na Bahia

Mesmo com alguns aumentos em crimes não letais, o município do sudoeste continua sendo o mais seguro entre os 18 com mais de 100 mil habitantes.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 22/05/2025 - às 16:49

Vitória da Conquista é a cidade mais segura da Bahia entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. É o que mostra o boletim estatístico da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), divulgado no dia 19 de maio. De acordo com o jornalista Giorlando Lima, o levantamento reúne dados dos quatro primeiros meses de 2025.

De janeiro a abril, a cidade registrou 11 casos de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Com isso, a taxa por 100 mil habitantes subiu de 2,28 para 2,79Mesmo assim, segue como a menor entre os maiores municípios baianos.

Em abril, foram dois homicídios registrados. Ao longo dos quatro meses analisados, não houve nenhum caso de roubo a ônibus ou roubo de carga em Conquista.

Quando considerados os crimes sem resultado morte, Vitória da Conquista aparece como a terceira cidade mais tranquila do estado. Está atrás apenas de Alagoinhas e Barreiras nesse tipo de ocorrência.

Entre os crimes monitorados, os que mais chamam atenção são os furtos de veículos, em que o município ocupa a 6ª colocação no ranking estadual; roubos a residências, na 5ª colocação; roubos a transeuntes, também em 6º lugar; tráfico de drogas, na 5ª colocação; roubo de veículos, 6ª posição; estupro, em 3º lugar; e tentativa de homicídio, também ocupando a 3ª colocação no estado.

Alguns desses crimes apresentaram crescimento em relação à média mensal de 2024. Casos envolvendo entorpecentes subiram de uma média de 8,41 para 9 por mês. Já os estupros aumentaram de 12,08 para 12,75.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!