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Famílias do Parque Imperial, em Vitória da Conquista, vivem sem água encanada e enfrentam riscos à saúde

Moradores utilizam água de cisternas sem nenhum tipo de tratamento; mais de 12 mil residências ainda vivem sem água tratada no município.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/05/2025 - às 17:04

Mesmo sendo o terceiro maior município da Bahia, Vitória da Conquista ainda convive com realidades que mostram a fragilidade do acesso a serviços básicos. No loteamento Parque Imperial, bairro Espírito Santo, dezenas de famílias não tem acesso à água tratada e utilizam água de cisternas sem nenhum tipo de tratamento, o que pode trazer sérios riscos à saúde.

De acordo com uma reportagem do Bahia Meio Dia, moradores das ruas TG29, 36, 35 e 34, no loteamento Parque Imperial, relatam as dificuldades diárias. A rotina dessas famílias inclui buscar água em casas vizinhas onde já existe abastecimento ou até mesmo em bairros mais distantes, além de armazenar água em garrafas PET e galões.

Dona Patrícia, que vive há seis anos no bairro, explica que precisa buscar água da cisterna para todas as atividades domésticas, mesmo sabendo que a água é imprópria para consumo. “Quando a gente não tem água potável, a gente tem que puxar água da cisterna e, às vezes, a gente encontra cobra, sapo e, como eu tenho duas crianças pequenas, fica difícil. A água é direito para todos e a gente está passando por esse sofrimento”, destaca.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 90,5% dos domicílios em Vitória da Conquista possuem acesso à água encanada, o que corresponde a cerca de 116.800 casas. No entanto, aproximadamente 9,5%, mais de 12.200 residências, ainda vivem sem esse serviço básico.

Os moradores relatam que procuraram a Embasa e entregaram um abaixo-assinado solicitando a instalação da rede de abastecimento, mas receberam a resposta de que ainda não havia casas suficientes na área para realizar o serviço. “Falaram que aqui tinha poucas casas e quando tivesse mais eles iam colocar, mas eu acho que já tem casa o suficiente”, afirma Elisabete, moradora da região.

Em todo o Brasil, cerca de 4,8 milhões de pessoas ainda não têm água encanada em casa.

Leia a nota da Embasa na íntegra:

A Embasa informa que as solicitações de ligação de água registradas nos canais de atendimento para os locais informados foram atendidas e aguardava a instalação da caixa para acomodar o hidrômetro para atender o último imóvel. A empresa ressalta que, conforme Resolução Nº. 002/2017 da AGERSA (Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia), compete à concessionária atender o padrão de até 15 metros de rede por cada ligação atendida em área urbana e 30 metros em área rural. A população pode entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento: Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195, Agência Virtual (Aplicativo e Site), Whatsapp pelo número (71) 99717-0999 e as Lojas de Atendimento no SAC do Centro (Rua Rotary Club – ao lado do Fórum) com horário das 7h às 13h e Espaço Glauber Rocha (Avenida Brumado – Bairro Brasil) 12h às 18h.

Atualizada em 8 de maio de 2025, às 14h26.

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