Vitória da Conquista intensifica ações contra hanseníase na campanha Janeiro Roxo 2025
A ação destaca o tema “Hanseníase: identificou, tratou, curou” e reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A campanha Janeiro Roxo de 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista, está em andamento até o dia 21 de fevereiro, com atividades voltadas para a prevenção e o enfrentamento à hanseníase, doença infecciosa, crônica e contagiosa que afeta a pele e os nervos.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e capacitações voltadas para profissionais de saúde e orientações à população. A ação destaca o tema “Hanseníase: identificou, tratou, curou” e reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Programação:
- 24 de janeiro: Palestra no Facilita Saúde
- 30 de janeiro: Palestra no Cemae
- 31 de janeiro: Panfletagem na Ceasa
- 03 de fevereiro: Palestra para a equipe do Consultório na Rua
- 04 de fevereiro: Panfletagem na Estação Herzem Gusmão
- 06 de fevereiro: Palestra na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Bolsa Família
- 07 de fevereiro: Palestra na Escola Grau Técnico
- 18 e 19 de fevereiro: Atualização com os médicos da Rede de Atenção Primária em Saúde
- 20 de fevereiro: Atualização com os agentes comunitários de saúde da Rede de Atenção Primária em Saúde
- 21 de fevereiro: Atualização com os enfermeiros da Rede de Atenção Primária em Saúde
Nos últimos 10 anos, 458 casos de hanseníase foram registrados na cidade, e 42,9% dos pacientes apresentaram algum grau de incapacidade física devido ao diagnóstico tardio. Em 2024, 19 novos casos foram confirmados, evidenciando a necessidade de intensificar as estratégias de combate à doença.
O tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, referência para atendimento de casos suspeitos, localizado na Praça João Gonçalves, no Centro.
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de novos casos de hanseníase, sendo considerado prioritário pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ações de combate à doença.
Instituído pela Lei Federal nº 12.135/2009, o Janeiro Roxo busca conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, orientando sobre o acesso ao tratamento e promovendo mobilização para reduzir o impacto da doença no país.
A hanseníase apresenta diversos sinais e sintomas que podem auxiliar no seu diagnóstico precoce. Entre os principais estão:
- Manchas na pele: surgimento de áreas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas que podem apresentar perda ou diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil.
- Alterações neurológicas: sensação de formigamento, dormência ou fraqueza nas mãos e pés, decorrentes do comprometimento dos nervos periféricos.
- Nódulos e placas: aparecimento de caroços ou inchaços no corpo, especialmente no rosto, orelhas, braços e pernas.
- Diminuição da força muscular: dificuldade para segurar objetos ou realizar tarefas cotidianas devido à fraqueza muscular.