continua após a publicidade

Bahia registra menor índice de mortes violentas em 17 anos, aponta Segurança Pública

Em 2024, os crimes violentos tiveram uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior, consolidando o terceiro ano consecutivo de redução. 

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 09/01/2025 - às 10:30
Foto: Reprodução.

Na última terça-feira (07) em coletiva no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, em Salvador, foram divulgados dados sobre a Segurança Pública da Bahia em 2024, ao qual informou que 2024 começou com um marco histórico: o menor número de mortes violentas dos últimos 17 anos.

Em 2024, os crimes violentos tiveram uma queda de 8,7% em relação ao ano anterior, consolidando o terceiro ano consecutivo de redução. 

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a estratégia baseada nos três I’s – integração, inteligência e investimento – foi essencial.

A gente investiu em tecnologia, mas a tecnologia também foi aplicada com compromisso por nossas forças policiais. Ano passado, em 2024, 1.132 pessoas foram presas com o reconhecimento facial. Em 2025, já estamos com 54 pessoas presas em menos de seis dias. Todas sem um disparo sequer de arma de fogo”, destacou Werner.

A delegada-geral Heloísa Brito enfatizou a ampliação dos Núcleos de Inteligência Policial para o interior do estado. Antigamente toda a parte de interceptação de dados telemáticos de extração de celulares ficava, aqui, na Superintendência de Inteligência. Nós levamos isso para o interior do Estado. Hoje são 13 Núcleos de Inteligência Policial, com equipes in loco, trabalhando na apreensão de celulares e extração de dados. Isso dá subsídios para que as nossas equipes possam agir muito mais rápido”, explicou. 

Os avanços tecnológicos e os investimentos em segurança, como as 72 novas unidades policiais, 2.500 viaturas e operações de destaque, resultaram em 19.172 prisões ao longo de 2024, foram responsáveis por fortalecer a segurança pública.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!