Bahia: Hemoba enfrenta estoques críticos de sangue; veja como doar
Fundação convoca doadores para reforçar os bancos e evitar colapso no atendimento.
A Fundação Hemoba está com estoques críticos de sangue para todos os tipos sanguíneos. A reserva atual só atende à demanda hospitalar por três dias, enquanto o ideal seria manter pelo menos cinco. O aumento das solicitações e a baixa adesão de doadores neste início de ano agravaram a situação.
“Cada doação faz diferença para salvar vidas. Contamos com a solidariedade dos baianos neste momento crítico”, destacou o diretor-geral Luiz Catto.
Para doar, é necessário estar saudável, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização, e idosos acima de 60 só podem doar se já tiverem doado antes.
A Hemoba possui unidades de coleta em Salvador e no interior do estado. Em Conquista, o Hemoba atende a todo o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, que inclui o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Afrânio Peixoto e o Hospital Crescêncio Silveira, além de 12 municípios próximos.
Para realizar a doação de sangue em outros dias da semana, os interessados devem comparecer no local, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h entre segunda e sexta-feira, e das 7h30 às 11h no sábado.