Turismo internacional na Bahia cresce 60% até novembro de 2024
Levantamento mostra que a Bahia concentrou 41,3% do movimento de turistas estrangeiros na região Nordeste nos últimos onze meses.
Segundo dados do governo federal, de janeiro a novembro de 2024, 125.199 estrangeiros desembarcaram nos aeroportos baianos, representando um aumento de 60% em comparação com o mesmo período de 2023, quando 78.318 visitantes de outros países chegaram ao estado.
O índice baiano supera significativamente a média nacional, que registrou crescimento de 12,9%, e a do Nordeste, que ficou em 40%. Os dados são da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
O levantamento também mostra que a Bahia concentrou 41,3% do movimento de turistas estrangeiros na região Nordeste nos últimos onze meses, recebendo mais de 125 mil visitantes. O Ceará ficou em segundo lugar, com 85,7 mil turistas internacionais, seguido por Pernambuco, com 57,7 mil.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os resultados positivos refletem a estratégia do Governo do Estado em parceria com a União, municípios, setor turístico e organizações sociais.
“Colocamos a atração de mais turistas estrangeiros entre as prioridades da nossa secretaria, que trabalha sem parar em infraestrutura, capacitação, qualificação, promoção e captação de voos, com a contribuição dos demais agentes do turismo”, disse Bacelar.
“Comemoramos o crescimento contínuo em visitantes internacionais, mas não nos acomodamos e queremos avançar mais, em 2025”, completou o secretário.