14ª Fase da Operação Unum avança no combate ao crime organizado Vitória da Conquista
Mais de seis suspeitos foram detidos pela Polícia Civil; A ação teve como objetivo cumprir mandados judiciais, com foco nas facções da região.
![](http://jornalconquista.com.br/wp-content/uploads/2023/12/policia-civil-prende-suspeito-choca-vitoria-da-conquista.jpg)
Na última quarta-feira (11), a Polícia Civil da Bahia realizou a 14ª fase da Operação Unum Corpus em Vitória da Conquista.
A ação teve como objetivo cumprir mandados judiciais relacionados a crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas e atos infracionais graves, com foco no combate às facções criminosas que atuam na região.
Entre os casos investigados, destaca-se a prisão preventiva de um homem no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, acusado de tentativa de homicídio qualificado contra Caio Silva Santos, crime ocorrido em 10 de janeiro deste ano na Avenida Paramirim, no bairro Brasil.
Em outro desdobramento, foi detido um indivíduo conhecido como “Patchara” ou “Coroa”, suspeito de envolvimento no homicídio de Iago Santos de Jesus, o “Gago”, ocorrido em 11 de junho no bairro Boa Vista. Na ocasião, um veículo Ford Ka prata, usado no crime, foi apreendido.
Também foi preso, com apoio da Polícia Civil da Paraíba, um integrante da facção “Tudo 3”, acusado de envolvimento no homicídio de Deusdete Alves de Oliveira Neto, ocorrido em 11 de dezembro de 2023 no bairro Kadija. Outro membro dessa facção, já denunciado pelo Ministério Público, foi identificado como gerente do tráfico de drogas em diversos bairros de Vitória da Conquista.
A operação ainda resultou na apreensão de um adolescente ligado à facção “Tudo 2”, apontado como autor de vários homicídios, incluindo o de Pablo Silva Cordeiro, em novembro deste ano, e de um duplo homicídio que vitimou os irmãos Ezequiel Santos de Andrade e Weldegundes Bastos de Andrade Junior, em julho, no bairro Lagoa das Flores. O adolescente foi encaminhado à internação provisória após decisão judicial.
Outro caso solucionado durante a operação foi o homicídio de Edmar Dourado de Jesus, ocorrido em julho no bairro Jurema, motivado por vingança. O acusado foi preso preventivamente e transferido para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
As investigações da Operação Unum Corpus continuam, e a polícia reforça a importância das denúncias anônimas para contribuir com a segurança pública.