Câmara de Vereadores aprova novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista
O PDDU orientará o crescimento econômico, social e sustentável do município pelos próximos 20 anos; agora, segue para sanção da prefeita.
![](https://cdnjc.s3.us-east-2.amazonaws.com/wp-content/uploads/2024/04/09145108/camara-municipal-de-vitoria-da-conquista.webp)
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista aprovou, nesta sexta-feira (13), o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), conforme informado pela reportagem do Bahia Meio Dia, na manhã desta sexta.
O projeto, encaminhado pela Prefeitura, foi aprovado por unanimidade pelos 18 vereadores presentes em sessão, em que três vereadores se ausentaram. O PDDU, desatualizado há 18 anos, orientará o crescimento econômico, social e sustentável do município pelos próximos 20 anos.
O PDDU é um instrumento de planejamento urbano que define as regras para a expansão e organização da cidade, e é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes. Após a aprovação na Câmara, o projeto seguirá para sanção do Executivo, entrando em vigor após sua publicação.
Antes da votação, três audiências públicas foram realizadas para debates com a sociedade, considerando o impacto direto do PDDU na vida da população.
Um dos aspectos relevantes do novo PDDU é a definição de microcentros, que visam descentralizar serviços e atendimentos, evitando a concentração no centro da cidade.
O novo PDDU também estabelecerá diretrizes para o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e a inclusão social no município. Os vereadores destacaram a necessidade de atualização do plano para adequação ao cenário atual do município e para o crescimento da cidade.
Esta foi uma das últimas sessões ordinárias antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro, com a última sessão ordinária no dia 20. O novo PDDU contribui com o ordenamento do município.