Sisu 2025: Bahia terá mais de 22 mil vagas em universidades públicas e novos cursos
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que obtiveram nota acima de zero na redação do Enem, desde que não sejam “treineiros”.
Candidatos que realizaram o Enem deste ano poderão concorrer, em 2025, a 22.309 vagas em universidades públicas da Bahia, um aumento de 12,7% em relação ao ano anterior.
A maior oferta será na Universidade Federal da Bahia (Ufba), que disponibilizará 6.153 vagas em 98 cursos. Destaque para os Bacharelados Interdisciplinares (BI), como Humanidades, Ciência e Tecnologia, e Saúde, que lideram as opções com maior número de vagas.
A abertura de novos cursos também amplia as possibilidades. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será inaugurado o curso de Psicologia, com 40 vagas no primeiro semestre de 2025. Já a Ufba, no campus de Ondina, oferecerá o curso de Engenharia de Transporte Terrestre, outra novidade deste ano.
O cronograma oficial do Sisu ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que as inscrições começam na primeira quinzena de janeiro.
Entre as instituições estaduais, os destaques são a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com mais vagas em Agronomia (40), Zootecnia (30) e Fisioterapia (26), e a Uneb, que oferecerá 40 vagas para cursos como Ciências Biológicas, Farmácia e Fisioterapia.
Na área federal, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) prioriza graduações como Agronomia (100 vagas) e o BI em Ciências Exatas e Tecnologia (160 vagas).
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que obtiveram nota acima de zero na redação do Enem, desde que não sejam “treineiros”. As notas obtidas são usadas para calcular a classificação dos candidatos, e as informações completas estarão disponíveis no portal oficial do Sisu. Com mais oportunidades e novos cursos, a Bahia reforça o acesso à educação superior em 2025.