Brasil: Governo Federal decide não retomar o horário de verão em 2024
“Chegamos à conclusão que não há necessidade de decretação para esse período, para este verão”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Nesta quarta-feira (16), o governo federal anunciou que o horário de verão não será retomado este ano. A decisão foi comunicada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que informou que a medida será reavaliada em 2025.
“Chegamos à conclusão que não há necessidade de decretação para esse período, para este verão”, afirmou o ministro.
Apesar de uma recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para implementar o horário de verão, visando reduzir em 2,9% a demanda máxima de energia e gerar uma economia de R$ 400 milhões entre outubro e fevereiro, o governo considerou que os reservatórios de energia estão em níveis confortáveis após medidas tomadas ao longo do ano, mesmo com a maior seca da história recente do país.
O tema gerou divisão de opiniões entre setores econômicos. Áreas como comércio, turismo e lazer apoiavam a medida, enquanto o setor de transporte aéreo, representado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), destacou a necessidade de um prazo de seis meses para ajustar voos e conexões devido à venda antecipada de bilhetes.
A decisão de não adotar o horário de verão em 2024 foi tomada com base nas condições energéticas do país, e a possibilidade de reintroduzi-lo será discutida novamente no próximo ano.