continua após a publicidade

Conquista: Prefeitura realiza ações para levar água potável à zona rural

O município possui uma frota de 13 caminhões-pipa, que abastece mais de 300 comunidades.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 04/04/2024 - às 17:55
Foto: PMVC/Secom

Nesta semana, Prefeitura de Vitória da Conquista está realizando ações na zona rural do município para garantir a segurança hídrica da população. Essas ações são efetivadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR).

O município possui uma frota de 13 caminhões-pipa, que abastece mais de 300 comunidades. Em 2023, foram distribuídos mensalmente mais de 9 milhões de litros de água.

Segundo Joana Darc, coordenadora de recursos hídricos da SMDR, mesmo com as chuvas que chegaram ao município a partir de janeiro de 2024, as ações de sua coordenação não são interrompidas.

Ela destaca que as chuvas não são distribuídas de maneira uniforme e que as comunidades sem acesso à água potável precisam do suporte da Prefeitura para o abastecimento.

As ações ocorrem durante o ano todo. No período de chuvas, orientamos as comunidades a captarem a água em seus reservatórios e intensificamos a distribuição nas localidades que estão sofrendo com a escassez de chuva. Mas água para cozinhar e beber nós não suspendemos mesmo com as chuvas” afirma Joana.

Para facilitar a distribuição de água potável, a SMDR construiu, juntamente com comunidades rurais, 35 chafarizes na zona rural. Esses chafarizes fornecem água segura para consumo humano.

A líder comunitária Sara Silva Santos Oliveira, moradora da comunidade quilombola de Barro Vermelho, no distrito de Inhobim, afirma que a ação em parceria com a Prefeitura deu muito certo e deve se expandir para outras localidades.

Esse chafariz resolveu nossos problemas porque a água do nosso poço artesiano é imprópria para consumo humano; utilizamos a água para molhar plantas, limpar a casa e tomar banho. A água do chafariz, que é abastecido pela Prefeitura, usamos para cozinhar e beber. Ele está bem no centro da comunidade, o que facilita o acesso de todos, e recebemos pessoas de outras comunidades aqui”, disse Sara.

Outra ação da prefeitura é a implantação de sistemas simplificados de água, presentes em mais de 190 comunidades. A equipe da SMDR realiza a manutenção desses sistemas. A qualidade e o tratamento da água são realizados pela empresa Laboplan, contratada pela Prefeitura.
No povoado de Corta Lote, região de Dantelândia, o sistema simplificado de água atende sete localidades.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!