Embasa flagra ligações clandestinas em condomínio de alto padrão na saída para Barra do Choça
Empresa estatal promete encaminhar cobrança de quase 2.500 reais para cada proprietário assim que forem identificados.
Agentes da Embasa flagaram 19 ligações clandestinas em imóveis de Vitória da Conquista que estavam em construção em um condomínio de alto padrão nas proximidades da rodovia BA-265, na saída para Barra do Choça.
Segundo nota da empresa, a supervisão comercial da Embasa prevê a recuperação de 204 mil litros de água tratada consumida por imóvel com média de consumo de 17m³, o que representaria quase 4 milhões de litros em 1 ano. A estatal ainda informa que quando os proprietários – assim que forem identificados – receberão cobrança individual retroativa a 12 meses, no valor de R$ 2.458,20 referente a consumo, multa e ressarcimento de custos.
A Embasa argumenta que o volume de água poderia abastecer 646 casas com consumo mínimo de 6 m³ por mês.
No ano passado, a empresa identificou e retirou outras 32 ligações clandestinas em condomínios localizados na mesma região. Ao todo, 5 milhões de litros de água foram recuperados.
Por fim, a nota da Embasa alerta que há um grande risco de contaminação em ligações clandestinas já que há uma manipulação indevida das tubulações da rede distribuidora, além disso o abastecimento de quem paga a conta de água em dia acaba sendo prejudicado.
O furto de água é crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Ligações clandestinas podem ser denunciadas pela população através do telefone 0800 0555 195.