Caderno didático é elaborado para trabalhar o tema violência contra a mulher com alunos da EJA no município
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação da EJA.
Com o objetivo de dialogar, instigar e compartilhar situações de violência contra a mulher, que muitas vezes são neutralizadas em nosso cotidiano, inclusive em ambientes escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação da EJA, do Núcleo Pedagógico, elaborou um caderno para trabalhar o tema da violência contra a mulher com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A coordenadora pedagógica da EJA, Aldina dos Santos, é a idealizadora do material didático, e afirma que a proposta é trabalhar com os conteúdos curriculares programáticos para as turmas dos Anos Iniciais, mas inserindo, na sequência didática, dados, estatísticas, leis, campanhas e apresentando a realidade do município de Vitória da Conquista no que tange à violência contra a mulher e a conscientização dos problemas atuais da relação de gênero.
O caderno aborda todas as áreas do conhecimento, ou seja, a proposta não é isolada do programa pedagógico. “As atividades envolvem uma sequência didática cuja finalidade é abordar os temas através de diferentes níveis de aprendizado: principiante, intermediário e avançado”, disse a coordenadora.
Atividades lúdicas e interativas, como músicas e jogos voltados para a temática estarão presentes no caderno. O material também direciona o fazer pedagógico para situações e questões que enriquecem a interação verbal entre professor e aluno, numa condução para o senso crítico e reflexivo sobre a violência de gênero, suas causas e implicações.