Vitória da Conquista inicia vacinação para gestantes contra vírus respiratório nesta quarta-feira (10)
Dose única aplicada na gestação transfere proteção ao bebê e integra o Calendário da Gestante em 2025.
Nesta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista iniciou a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada exclusivamente a gestantes. O município recebeu mais de mil doses, já distribuídas para todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural.
O Ministério da Saúde incorporou a vacina ao Calendário da Gestante neste ano, reforçando a proteção da primeira infância e buscando reduzir hospitalizações e internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) de crianças menores de dois anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como bronquiolite e pneumonia.
Nos últimos dois anos, o VSR esteve entre os principais causadores de síndromes respiratórias em todo o país, afetando sobretudo bebês com menos de seis meses. A imunização materna garante anticorpos que são transferidos ao bebê durante a gestação.
Katarina Fontes, coordenadora de Imunização no município, destacou a importância da imunização. “A vacinação contra o VSR é fundamental para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis. A imunização das gestantes é uma estratégia muito importante, quando a mãe recebe a vacina, ela produz anticorpos e transfere essa proteção diretamente para o bebê, que já nasce protegido desde o primeiro dia”, explicou.
Saiba como e quem pode se vacinar
Para ter acesso à imunização, gestantes a partir da 28ª semana, aproximadamente sete meses de gestação, devem apresentar um dos seguintes documentos na unidade básica de saúde:
- Cartão pré-natal;
- Relatório médico;
- Exame ou encaminhamento profissional para comprovar a idade gestacional.
A vacina é aplicada em dose única, sendo necessária nova aplicação em cada gestação.